Lusohonour
Mensagens: 8
Registado: quarta, 29/jul/2015, 19:56

Canário doente, embolado - o que recomendam?

Bom dia um colega meu tinha um canario doente a mais de 2 meses e nao sabia o que fazer e ofereceu-me a ave para nao a soltar ou matar... mas ele nunca lhe deu vitaminas, e a alimentaçao nao devia ser grande coisa. Eu agora comecei a dar-lhe a mesma comida que dou as minhas aves(petcup premium) e coloquei um multivitaminico na papa( o prime da hagen) para ver se ele melhora. O canario fica embolado e a fazer um barulho estranho com o bico... o que mais me surpreende é que ele esta assim a provavelmente mais de 2 meses e ainda nao morreu. o que recomendam? sulfaprime? zoeserine?
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: Canário Doente

Boa noite,
Bem se está assim à mais de 2 meses e ainda não morreu é porque não será um doença muito grave, digo eu..

A juntar à melhor alimentação que está a dar e ao multivitaminico, junte 2 dias seguidos vinagre de cidra na àgua de beber e também na do banho pois ajudará a eliminar algum eventual piolho, meta-lhe um comedouro com carvão vegetal, pode estar com problemas de digestivos, mas se diz que faz barulho com o bico poderá ser problemas respiratorios.

Desparasite o canário com pulsmosan ou zoopan ou outra marca qualquer e faça o que lhe disse acima e veja a reação da ave, se não melhorar tente atuar com um FP 20/20 por exemplo.

Já agora que idade tem o pássaro?

Abraço
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Canário Doente

Para além do que o Ruben disse, podem ser ácaros na traqueia, se for aplica pulmosan, mas pode ser problemas respiratórios, não é fácil distinguir.
Já apalpaste o osso do peito a ver se tá magro?
Não juntes essa ave com as tuas!!!!
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Lusohonour
Mensagens: 8
Registado: quarta, 29/jul/2015, 19:56

Re: Canário Doente

nao.. eu nao juntei as minhas.. mas esse meu colega tem uma loja de pets e tinha esta ave junta com as outras e nao contaminou nenhuma... Ele disse-me que ja a tinha lá a 2 meses e que ninguem comprava porque estava naquele estado. Vou tentar isso para ver se melhora... e o peito está um ponto saliente tipo afiado. Em relação a idade nao faço a minima ideia... nao tem anilha. so fiquei com ela porque me deu pena e quero tentar ajudar a ave a recuperar
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Canário Doente

Se tá afiado pode ser muita coisa, mas nenhuma boa, pode ser salmonelas, coccidiose, etc
Quanto às outras aves não terem ficado iguais, é uma sorte, mas como é que o seu colega sabe que não apegou? Por acaso tem feedback de todos os clientes que lá compram aves?
O seu colega devia era ter vergonha na cara em ter uma ave assim doente na loja :evil:
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Lusohonour
Mensagens: 8
Registado: quarta, 29/jul/2015, 19:56

Re: Canário Doente

pois, eu nao tinha coragem de vender uma ave assim... mas os vendedores só vêem o lucro a frente... O meu objectivo com as minhas aves não é esse... eu nem se quer sou criador de canários... quero é ajudar esta ave. se for realmente salmonelas o melhor a fazer e um desparasitante?
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: Canário doente, embolado - o que recomendam?

Uma pessoa que tem à venda numa loja de animais um canário a morrer e sem anilha.. :roll:

Eu já não comprava nada nessa loja, nem que ao lado estivesse aparentemente o melhor pássaro do mundo, se essa ave estava assim é porque não tem um tratamento decente logo as outra não devem estar melhores.
Eu se vir um pássaro em más condições já não compro nada a esse criador/loja.

Olhem um exemplo hilariante: Ainda no outro dia ia comprar comprar uma tartaruga numa loja de animais, olho para o aquário e tinha lá duas espécies, verdes e castanhas e tinha lá uma amarela (morta praí há duas semanas e já a apodrecer).

O dialogo foi mais ou menos isto.

Eu: Menina as tartarugas estão bem tratadas e em condições?
Menina: Sim claro, em perfeitas condições.
Eu: E qual é o valor delas?
Menina: 7,50 as verdes, 10 as castanhas.
Eu: E aquela amarela que ali esta, qual é o valor? Aquela tartaruga esta morta à mais de uma semana a apodrecer no aquário com as outras.
Menina: Não, está enganado, essa tartaruga está a invernar.
Eu: Ok, para já não vou levar mas quando chegar a primavera eu venho cá buscar a amarela, pois é de facto uma espécie rara.

A pessoa que geria aquela loja e seus colaboradores percebem tanto de animais e da qualidade de vida dos mesmos como eu de plantações de arroz.
Como é óbvio não levei nada daquela loja.
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Canário Doente

Lusohonour Escreveu:pois, eu nao tinha coragem de vender uma ave assim... mas os vendedores só vêem o lucro a frente... O meu objectivo com as minhas aves não é esse... eu nem se quer sou criador de canários... quero é ajudar esta ave. se for realmente salmonelas o melhor a fazer e um desparasitante?
Não é um desparasitante, mas também pode dar um. Um desparasitante é para vermes.
Para salmonelas e coccidioses é um antibiotico para combater as bactérias das salmonelas e coccidios.
Agora, nunca é certo dizer o que ele tem sem ser analisado por um VET, eu apenas estou a dar um palpite e a dizer o que eu faria, mas o ideal é levar a ave a um VET.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/

Voltar para “Canários (geral)”