wyspa
****
Mensagens: 401
Registado: domingo, 23/ago/2009, 23:07
Localização: Cascais

Criar 2 roseicollis à mão, rejeitados pela mãe [dúvidas]

Boa tarde a todos
Eu há cerca de 2 semanas tinha uma cria de roseicollis já com 25-30 dias que foi rejeitada pela mãe e ainda tentei em desespero comprar papa de criar á mão e embora ela ainda tenha comido alguma coisa não aguentou e acabou por morrer. No entanto depois de investir dinheiro na papa ( Psittacus papila mini ) e na seringa com sonda e tendo agora novas aves com cerca de 15 dias queria aproveitar o material e criar á mão. No entanto foi-me dito numa loja de aves que não era necessária necessária incubadora visto que já não faz frio e que as crias ( serão duas ) se aqueceriam uma á outra mas queria confirmar tudo isto com os entendidos antes de me aventurar.
Aguardo resposta, desde já obrigado
Avatar do Utilizador
Sofia-Fonseca
****
Mensagens: 452
Registado: terça, 28/mai/2013, 22:21
Localização: Azeitão
Contacto: Sítio web

Re: Criar 2 roseicollis á mão

Sofia Fonseca
http://www.facebook.com/sofiarcfonseca -> Visite e encante-se!
Avatar do Utilizador
Sofia-Fonseca
****
Mensagens: 452
Registado: terça, 28/mai/2013, 22:21
Localização: Azeitão
Contacto: Sítio web

Re: Criar 2 roseicollis á mão

Boa tarde wyspa,

respondo aqui às perguntas que me fez em privado, para que outros utilizadores possam ler, e comentar também as suas opiniões e experiências.

Quanto ao aquecimento, eu já não uso lâmpada com estas temperaturas. Mas como tem uma cria sozinha com 18 dias, talvez possa deixar acesa e certificar-se que o ambiente à volta da ave está nos 27/30ºC não precisa de muito calor, depois quando tiver a penugem toda (20/24 dias) baixe para uns 25/27ºC. Senão faça um toca com tecido quentinho envolvido numa malha...

Essa papa não conheço, mas sei que é cara à brava, portanto há-de ser boa! Ela deveria trazer instruções, mas à partida a diluição deve ser idêntica. 1 medida de papa + 2 medidas de agua.

Quanto às quantidades, já escrevi a minha opinião no outro post. Se já está a dar 7ml de 6 em 6 horas e se a cria digere bem tudo não há problema.

Boa sorte e qualquer dúvida coloque, pois se eu não souber responder ou se não tiver tido a experiência, outros poderão saber ou dar a sua opinião.
Sofia Fonseca
http://www.facebook.com/sofiarcfonseca -> Visite e encante-se!
wyspa
****
Mensagens: 401
Registado: domingo, 23/ago/2009, 23:07
Localização: Cascais

Re: Criar 2 roseicollis à mão, rejeitados pela mãe [dúvidas]

Bom dia obrigado pelas dicas, quanto á dosagem 7ml queria eu dar mas ele não come nada .. Tenho uma seringa de 5ml pelo que ele deveria comer aproximadamente uma e meia mas lhe dar meia já é um castigo e por isso até tenho estado a dar de 3 em 3 horas para ver se consigo q ele coma 4 seringas por dia pelo menos
Avatar do Utilizador
Sofia-Fonseca
****
Mensagens: 452
Registado: terça, 28/mai/2013, 22:21
Localização: Azeitão
Contacto: Sítio web

Re: Criar 2 roseicollis à mão, rejeitados pela mãe [dúvidas]

E ele está a digerir bem esses 5ml nas 3 horas de intervalo? Veja lá! O melhor é começar a ajustar esse horário para lhe dar de 6 em 6 horas.

Eu começaria a esticar o intervalo uma hora hoje, e outra amanhã e assim na terça feira já estaria a dar de 6 em 6 horas e aposto em como ele vai começar a querer mais que os 5ml. Por volta de sexta feira já me pediria (e eu dava) até uns 8ml e por essa altura passaria a dar papa de 8 em 8 horas. A partir daí com o passar dos dias iria aumentando nas próximas duas semanas até uns 10/12ml. Tudo isto depende de ave para ave.
Sofia Fonseca
http://www.facebook.com/sofiarcfonseca -> Visite e encante-se!
wyspa
****
Mensagens: 401
Registado: domingo, 23/ago/2009, 23:07
Localização: Cascais

Re: Criar 2 roseicollis à mão, rejeitados pela mãe [dúvidas]

Ele come aproximadamente 2 a 3 ml de papa a cada 3 horas mas o que eu queria era dar-lhe 7ml 4 vezes ao dia como está na tabela, mas ele nunca quer comer e é impossivel porque ele deixa sempre a seringa de 5ml a meio e tenho sempre de dar dali por 3 horas ..
Avatar do Utilizador
Sofia-Fonseca
****
Mensagens: 452
Registado: terça, 28/mai/2013, 22:21
Localização: Azeitão
Contacto: Sítio web

Re: Criar 2 roseicollis à mão, rejeitados pela mãe [dúvidas]

Boas!

Tira uma foto bem focada da face, e da ave em pé vista de lado e coloca aqui. Mas não vamos já pensar em problemas...

À noite estás a levantar-te de 3 em 3 horas? Isso é muito cansativo, desgastante e frustrante. Eu sei por experiência própria que não vale a pena, se a ave tiver problemas, isso não vai resolver nada.

Para os 3ml de papa ingeridos faz um intervalo maior do que 3 horas, tipo 4horas e à noite 5horas (1X). E tenta que na próxima papa ele já aceite 4ml p+ara poderes aumentares o intervalo...

Está então com 17dias, tem que passar a comer de 6 em 6 horas. Por vezes eles estranham a mudança de pais, mas isso passa num dia ou dois.

A temperatura da papa é muito importante, certifica-te mesmo que não estás a dar fria pois eles não comem.
Sofia Fonseca
http://www.facebook.com/sofiarcfonseca -> Visite e encante-se!
Avatar do Utilizador
Sofia-Fonseca
****
Mensagens: 452
Registado: terça, 28/mai/2013, 22:21
Localização: Azeitão
Contacto: Sítio web

Re: Criar 2 roseicollis à mão, rejeitados pela mãe [dúvidas]

(Repetido)
Última edição por Sofia-Fonseca em segunda, 12/mai/2014, 21:40, editado 1 vez no total.
Sofia Fonseca
http://www.facebook.com/sofiarcfonseca -> Visite e encante-se!
wyspa
****
Mensagens: 401
Registado: domingo, 23/ago/2009, 23:07
Localização: Cascais

Re: Criar 2 roseicollis à mão, rejeitados pela mãe [dúvidas]

Amanha tiro e coloco aqui, de noite nunca lhe dou, dou ás 23 e depois só dou as 9 e é onde ele come melhor .. A papa dou sempre morna sim. Ele não me parece ter problemas, até tá gordinho e é mexido, apenas não me consigo guiar por aqueles guias de 7ml 4 vezes ao dia porque ele nunca come tanto de uma vez mas é como diz, isso depende de ave para ave e pode ser que ele seja pouco guloso.
Também já reparei que ele as vezes pia e quanto faço uma festa ele abre o bico e mete-o no meu dedo fazendo aqueles movimentos que eles fazem quando a mãe lhes dá de comer, ou seja, ele pede comida mas depois quando vou lá com a seringa volta a ser um castigo para o fazer comer
Avatar do Utilizador
Sofia-Fonseca
****
Mensagens: 452
Registado: terça, 28/mai/2013, 22:21
Localização: Azeitão
Contacto: Sítio web

Re: Criar 2 roseicollis à mão, rejeitados pela mãe [dúvidas]

Olha, eu acho que 10 horas de intervalo para essa idade é muito. Ainda por cima tendo comido tão pouco...
Sofia Fonseca
http://www.facebook.com/sofiarcfonseca -> Visite e encante-se!
wyspa
****
Mensagens: 401
Registado: domingo, 23/ago/2009, 23:07
Localização: Cascais

Re: Criar 2 roseicollis à mão, rejeitados pela mãe [dúvidas]

http://www.naturezactiva.com/aves.php?page=agc
Eu estou a guiar-me por esta tabela e embora ele não coma os 7ml ás 23 come aproximadamente 3ml as 21 e outros 3ml as 23 mas sendo assim talvez seja melhor dar-lhe a meio da noite .. Felizmente agora as 21 comeu a seringa toda, acho que já se está a habituar ..
Avatar do Utilizador
Sofia-Fonseca
****
Mensagens: 452
Registado: terça, 28/mai/2013, 22:21
Localização: Azeitão
Contacto: Sítio web

Re: Criar 2 roseicollis à mão, rejeitados pela mãe [dúvidas]

Sinceramente não sei se essas tabelas são feitas por profissionais ou copiadas de algum curioso que as publicou na net...

Pela minha experiência: com 25 dias se lhes quiser dar mais de 8ml o papo parece que vai rebentar! E se der papa às 23h (mesmo 8ml), às 7.00h é uma piadeira que acordam toda a gente cá em casa. Sempre que tive pequenos a seguir a minha tabela e as minhas quantidades (aconselhadas por um vet de exóticos), foram sempre os mais saudáveis, precoces no desmame e voo. Os que me baralhavam os horários foram os que estavam doentes e alguns acabaram por morrer. Mas a experiência de cada um é diferente, e o que funciona para uns, pode não funcionar para outros. O importante é que o resultado seja o ideal.
Sofia Fonseca
http://www.facebook.com/sofiarcfonseca -> Visite e encante-se!
wyspa
****
Mensagens: 401
Registado: domingo, 23/ago/2009, 23:07
Localização: Cascais

Re: Criar 2 roseicollis à mão, rejeitados pela mãe [dúvidas]

Concordo consigo, obrigado pelas dicas ! Agora já tou a ficar mais tranquilo relativamente a ele porque ele já pede e já come em condições, de qualquer forma vou monitorizando e vendo quais são as necessidades dele

Voltar para “Criação à Mão / Domesticação”