Avatar do Utilizador
lciriaco
****
Mensagens: 305
Registado: terça, 22/jun/2010, 21:32
Localização: Elvas

O nosso hobby é autosustentável?

Boas a todos!

Aqui fica mais um tema. :wink:

Penso que este pode ser um tema interessante e que com certeza também irá provocar alguma discórdia mas que espero que seja saudável. :wink:

Atenção que a minha pergunta é se o nosso hobby é AUTOSUSTENTÀVEL e não se é RENTÀVEL, são duas coisas totalmente diferentes...

Como eu estou agora a começar neste Mundo para mim não é nada autosustentável já que estou a fazer algum investimento inicial para conseguir obter um determinado nível. Como é obvio o investimento supera e muito os ganhos que tenho com a venda de algumas aves.

A minha pergunta vai mais direccionada para aqueles criadores que já têm alguns anos disto e que têm uma rotina anual que lhes permita ter uma noção clara dos gastos e dos ganhos que têm durante o ano.

A noção que tenho é que criadores com um nivel elevado podem ser autosustentáveis mas posso estar enganado...

Espero as vossas opiniões! :wink:

Cumprimentos,

Luís Ciríaco
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Re: O nosso hobby é autosustentável?

Sim, é autosustentavel, apos o investimento inicial, desde que as medias de criação seja aceitaveis.
Pedro Ramalho
Avatar do Utilizador
Luis Grencho
*****
Mensagens: 1076
Registado: domingo, 24/fev/2008, 01:33
Localização: Benavente
Contacto: Sítio web

Re: O nosso hobby é autosustentável?

Boas.
Concordo em parte com o Pedro121, que será sustentavel mas a médio/Longo prazo, talvez a partir dos 4/5 anos de formação de um plantel estavel e que depois deia garantias de qualidade e reconhecimento, depois temos a espécie, pois há muitas hoje em dia ao preço que são vendidas, não me pareçe, depois há a forma de cuidar/tratar das aves e do que as rodeia no dia a dia, há quem não melhore nada e mantenha as coisas como estão muitos anos, há quem vá inovando e melhorando continuamente, etc.
Agora como disse o Pedro, depois do investimento inicial ( e por isso eu disse um prazo de 4/5 anos ou mais), para amortizar milhares de Euros em instalações, gaiolas , aves e tudo o que demais as aves necessitam, depois se se fizerem as coisas de forma correcta, com sacrificio, dedicação, etc, poderá se chegar a um nivel que premite a venda de algumas aves a um valor mais elevado pelas suas qualidades reconhecidas e demonstradas e ai colmatar mais os investimentos e manter uma gestão de orçamento mais equilibrada, e não esqueçer que os investimentos num plantel paraser bom e equilibrado requer sempre uma ida constante ao mercado para o manter nessas condições, e todos sabemos que quando queremos uma ave para melhorar quanto ela irá custar, pois para ser igual ou pior que as nossas não vale a pena.
Cumprimentos.

Luis Grencho

Criação Agapornis Roseicollis
STAM BZ081

http://rosibird.webnode.com.pt/
Avatar do Utilizador
lciriaco
****
Mensagens: 305
Registado: terça, 22/jun/2010, 21:32
Localização: Elvas

Re: O nosso hobby é autosustentável?

Boas!

Realmente também acho difícil que se torne autosustentável antes dos 5 anos, a não ser que o investimento inicial seja bastante elevado! Eu falo por mim e nos próximos anos ainda tenho alguns melhoramentos a fazer no aviário. Este ano vou por azulejo em todo o aviário, construir duas voadeiras e comprar 3 casais de melhor qualidade. Como este ano o dinheiro não dá para mais fico por aqui, o quer dizer que nos proximos anos vou ter de ir substituindo as gaiolas construidas por mim por outras melhores, comprar mais alguns periquitos de qualidade, etc... Quanto á compra de aves para reforçar o plantel não tenho dúvidas de que se queremos melhorar é importante ir investindo ao longo dos anos para termos um plantel cada vez mais forte e equilibrado.

Se o que se ganha com as vendas der para comprar a mistura, vitaminas, pasta de cria, legumes, anilhas, etc, etc penso que já é bastante bom, se der para comprar algum reforço para o plantel ainda melhor! :wink:

Cumprimentos,

Luís Ciríaco
Avatar do Utilizador
joao_z
***
Mensagens: 209
Registado: quarta, 02/set/2009, 21:47
Localização: Coimbra
Contacto: Sítio web

Re: O nosso hobby é autosustentável?

Boa Tarde

Acho uma pergunta complicada pois depende de muitos factores!

Cumps
Cumprimentos,
João Z. Ferreira
STAM - 673G
http://zfinches.blogspot.pt/
Avatar do Utilizador
FischersAlgarvios
****
Mensagens: 333
Registado: domingo, 01/fev/2009, 19:50
Contacto: Sítio web

Re: O nosso hobby é autosustentável?

Boas,

è claramente autosustentável, se o criador for cuidadoso e coerente, e organizado, e sobretudo vender as suas aves a preço sério, e isto consegue-se como foi dito com melhoria constante da qualidade do plantel .

Ter um orçamento anual estabelecido para as despesas com a alimentação, não andar a comprar por impulso, em suma saber exactamente aquilo que quer.

Todos os anos haverão pequenos ajustes, e há que contar com o investimento inicial, no entanto se formos organizados e amortizarmos esse valor numa perspectiva de 5\6 anos, teremos inclusive lucro anual.

Mas cá está, sem exageros e sem loucuras, a partir de um certo nivel de reconhecimento adquirido pela constante evolução colheremos os beneficios.

Mas nem tudo são rosas..... :P

Cumps,
Tiago Neves
Site Admin
Mensagens: 974
Registado: domingo, 04/nov/2007, 18:55
Localização: Castelo Branco

Re: O nosso hobby é autosustentável?

Boas,

Ao fim de ver tantos criadores a dizer que sim... até me sinto mal em dizer que para mim não é :oops:
Pois eu, não me lembro de um único ano em que tenha chegado para a despesas : lol:
E vou explicar porquê... Por exemplo na época passada cheguei ao fim com "Lucro" uma coisa impensável até então :roll:
E o que é que eu fiz? Comprei mais aves :twisted:
E este é o meu problema, não me consigo conter, se vejo algo que gosto ou que me pareça uma boa oportunidade, lá vou eu e compro...
Avatar do Utilizador
Luis Grencho
*****
Mensagens: 1076
Registado: domingo, 24/fev/2008, 01:33
Localização: Benavente
Contacto: Sítio web

Re: O nosso hobby é autosustentável?

Boas Tiago, mas isso foi o que eu disse, 1º demora uns anitos a repor o investimento inicial e depois manter um plantel forte implica investimentos regulares que levam o pouco que possa sobrar, mas pelo menos mais coisa menos coisa vai dando para a buxa das aves :mrgreen:
Cumprimentos.

Luis Grencho

Criação Agapornis Roseicollis
STAM BZ081

http://rosibird.webnode.com.pt/
miguel sousa
***
Mensagens: 193
Registado: sexta, 10/jul/2009, 01:48
Localização: Porto
Contacto: Sítio web

Re: O nosso hobby é autosustentável?

olá tiago mas isso é que caracteriza um criador a sério e viciado saudavelmente como todos nós:) com o lucro que obtém vai comprar aves cada vez melhores, é mesmo impossível parar:)
Assim penso que é a forma mais saudável de gerir um plantel, sempre com o lucro das aves dos anos anteriores.
Em relação ao investimento inicial para começar tudo isto,tenho uma opinião muito particular, devemos apostar em aves excelentes, e é mil vezes melhor comprar apenas um muito bom casal e uma boa gaiola inicialmente, do que andar a fazer gaiolas provisórias e comprar logo por impulso dois ou três casais que até foram mais baratinhos mas depois chegam à conclusão que não valem nada, bem como a sua descendência, passará a não valer nada. E pufff começa tudo mal e aí é muito dificil ser sustentável quanto mais ser rentável e ter lucro. básicamente deitar dinheiro fora, que é o que a maioria das pessoas que não se informam antes de comprar as suas primeiras aves faz. Por isso este tipo de tópicos são de louvar e penso que ajudarão muitos aspirantes a criadores a iniciarem da melhor forma este vício tão salutar.
http://www.ornizoo.blogspot.com
Devil
****
Mensagens: 435
Registado: quinta, 29/jul/2010, 20:52

Re: O nosso hobby é autosustentável?

Bom dia ,sou da opinião que não é autosustentável ,nem rentável ,isto pra quem cria com simples paixão ,sem fins lucrativos ,agora quem cria e vende pode ajudar na factura mensal dos gastos quando se cria em série .
A paixão e o amor que se tem por este hobbie supera tudo ,daqui a pouco vou ao aviário e sei que 40 euros podem lá ficar num abrir e fechar de olhos .
Aos que não criam ,não havendo pássaros novos ,não se consegue claro vender aves ,daí que não se veja qualquer dinheiro pra colmatar as despesas ,embora não gaste tanto e nem tenha tanta perda de tempo ,sim porque tempo também é dinheiro ,além de que o material que utilizamos pra esta paixão seja caríssimo e as aves estraguem metade dele .
Você quer ser feliz por um instante? ...VINGUE-SE!! :evil:
Você quer ser feliz para sempre?... ... ... PERDOE!! :D
Avatar do Utilizador
rnsilva
*****
Mensagens: 949
Registado: sábado, 04/nov/2006, 21:45
Localização: Pontével - Cartaxo
Contacto: Sítio web

Re: O nosso hobby é autosustentável?

:D Teoricamente teria tudo para ser auto-sustentável, mas infelizmente não dá para todos.

Estamos em crise e a primeira coisa onde se corta são nos bens não essenciais. Com as vendas ao consumidor final (que não criador) a caírem deixa de haver escoamento para tanta ave. Para além disso, por vários factores, os cereais estão novamente a disparar. Por exemplo, toda a mistura com alpista vai disparar. Uma saca da versele-laga light vai aumentar quase €2.

Para contrariar, encontramos aves à venda por preços irrisórios o que dá cabo do mercado. Por exemplo, alguém que procure um Red Rumped de uma qualquer mutação (dou este exemplo porque é uma espécie com a qual gosto de criar), tanto encontra à venda pelo preço considerado normal e que a maioria pratica, como é capaz de encontrar por metade.

É lógico que os preços não são tabelados, mas o que acontece é que entra-se no ponto critico, ou seja: se quero tornar o meu hobby auto-sustentável, terei de desistir das espécies e mutações que mais gosto, porque já não têm valor de mercado. Caso contrário, terei de criar muito de forma a conseguir cobrir os gastos com as vendas a lote, o que necessita do tal tempo para equilibrar o plantel e os gastos com os mesmos.

Pessoalmente gasto bastante dinheiro com os meus pássaros e mesmo no ano que para a minha pequena dimensão considero bom, fazendo as contas, não dá para pagar o que gasto. Porquê? Simplesmente porque tento dar o melhor que tenho e que sei a todas as minhas aves. Estou a falar de comida, papa, suplementos, veterinário, anilhas e futuramente registos...
Imagem
namaral
***
Mensagens: 57
Registado: terça, 13/jul/2010, 09:50

Re: O nosso hobby é autosustentável?

Bons dias,

Tenho acompanhado este tópico e queria fazer uma observação..

Como a grande maioria diz, não deixa de ser um hobby (e para apenas alguèm fazer vida da criação, acredito que fosse extremamente complicado).

Como também a grande maioria diz, o objectivo principal que se tem é mesmo as aves, e, ainda bem que ainda alguns vão conseguindo colmatar os custos com as aves que ainda vão vendendo, pelo menos dá para ajudar a "manter" o hobby.

A grande maioria dos hobbies nem sequer tem qq tipo de retorno! :lol: E por outro lado, tal como este, é sempre a investir.
Cumprimentos, Nuno Amaral.

Voltar para “Diversos / Off-Topic”