VMPH
***
Mensagens: 70
Registado: domingo, 27/abr/2008, 19:48

Boas!

Estava a pensar dar aos meus papagaios, para experimentar, granulados Harrison´s por serem considerados, por muitos, os melhores. Porém, a dificuldade em encontrar lojas em Portugal que os vendam (já Nutribird é difícil, quanto mais esta), além de 350g (sim, apenas 350g) custarem cerca de 20€ e 2Kg uns 40€, fazem-me manter na marca belga, a qual, com três semanas de uso, não tenho razão de queixa e estou bastante contente, tal como muitos. Como disse, tive a sorte de eles terem aderido ao granulado, deixando para trás as sementes num ápice, complementado o P15 Tropical com fruta (maçã e pêra) e legumes (cenoura e feijão verde, por enquanto), mas não dou fruta e legumes diariamente com receio de que possa causar diarreia. Estarei enganado? Assim que puder, adiciono a esta dieta mistura de pombo germinada, por indicação da veterinária.

CristinaM, sabe se a Verselle-Laga, em Coimbra, envia pacotes para o resto do país? Certamente valerá a pena não um pacote de 1kg, como é óbvio, mas 10Kg. Não sei se compra também tais quantidades, mas tenho receio num aspecto: a data de validade não ser longa. Este receio tem fundamento?
Ainda não gastei o kg que comprei há cerca de três semanas, mas este deverá dar-me para um mês/mês e meio. 10Kg é um pacote que sairá muito barato, andando à volta de 40€ (se tanto), em comparação com o que pago por 1Kg (12€). Se este for também o seu caso, notará certamente grandes diferenças. A maior, claro, começa com o facto de comprar directamente à distribuidora da VL. Já agora, a título de curiosidade, qual é o preço do artigo que você compra lá e o de uma loja?

Tinha lido que o P19 era para crias, mas pensava que poderia dá-lo na mesma, após ter lido algures, e espero não estar a dizer uma barbaridade, que tinha uns grãos mais pequenos. Isto porque, infelizmente, eles estragam muita comida dado o tamanho gigantesco dos grãos. É algo que o fabricante poderia - e deveria - ter em conta.
Bruno Silva, acha que deveria dar P15 Original mais o que dou (fruta, legumes e mistura de pombo germinada) ou posso manter o Tropical e o regime que mencionei?

Já agora, li que uma coisa que faz bem aos bichos é a espirulina. Para quem não sabe o que é, vou citar um membro deste fórum, retirado do tópico Frutas e legumes aconselhados para psitacídeos.
PedroMatos Escreveu:É de facto uma Alga, a sua Análise Geral revela 65% Proteinas, 7% Minerais, 20% Hidratos Carbono, 5% Lipidos e 3% Humidade.

Contém toda a Gama de Vitaminas e Minerais e è o unico alimento Vegetal que contém todas as proteinas. Tem Alta concentração de vitaminas A,B1,B2,B6,B12,D,E e K. É o alimento Natural com mais Provitamina A, Vitamina E.

Possui GLA ( Acido Gama Linoleico) um acido Gordo e Raro da serie Omega 6, com uma influencia directa em funções importantes do Organismo, tais como a estimulação, equilibrio hormonal, crescimento, metabolismo e sistema imunologico.

É um dos produtos Naturais que tem a mais Alta concentração de Clorofila (pigmento verde), carotenoides (pigmentos alaranjados),ficocianina (pigmento azul, muito raro e presente só nas algas Azul-verdosas), Xantofila ( Pigmento Amarelo), estes pigmentos para além de excelentes propriedades depurativas constituem uma rica fonte de enzimas, favorecendo o metabolismo e uma boa saude do sistema digestivo.

Algumas comparações com outros alimentos:

Provitamina A 100 vezes superior ao contido na Papaia e 25 vezes superior ao da cenoura

Calcio 5 vezes superior ao do leite

Ferro Organico 58 vezes superior aos espinafres e 28 vezes superior ao figado de vaca

Proteinas 2 vezes mais que a soja, 3 vezes mais que o Peixe, frango e carnes vermelhas, 9 vezes mais que o arroz.

Vitamina E 3 vezes superior ao Germen de trigo

1 Kilo de spirulina transmite um nivel nutritivo superior a 1000Kg de Vegetais variados.

A SUA UTILIZAÇÂO NA ORNITOFILIA

Saude - Reforça o sistema imunologico, desenvolve a flora intestinal,, tem propriedades antivirais e anticancerigenas, reduz o colesterol no sangue e desenvolve uma acção protectora dos rins.
Favorece a digestão e promove as funções intestinais estimulando o lactobacilo e as bacterias bifidas aumentando a absorção dos nutrientes contidos nos alimentos.

Fertilidade-Garante um alto nivel de fertilidade dos reprodutores, devido ao acido linoleico GLA, promove uma produção correcta e equilibrada das hormonas FSH e LH ( responsaveis pelo amadurecimento dos orgaos reprodutores, e pelo crescimento dos organismos jovens).

Cor - Sendo riquissima em pigmentos naturais, administrando-a durante a muda permite plumagens mais brilhantes e intensifica a cor, resaltando o verde,amarelo,vermelho e até o azul.

Conclusão:

Não é o Milagre que vem resoilver o problema de alimentação dos nossos amiguinhos, mas tem sem duvida propriedades nutricionais e beneficas.

É um valioso integrador natural fundamental para preparar um bom regime alimentar completo.

Não deve ser dada em excesso, pois tende a retirar algum sabor ao alimento, funciona bem polvilhada sobre a fruta, sementes germinadas ou na papa na ordem de 1g para 10g de papa.
O granulado da marca que referi, Harrison´s, tem, o que é uma das razões, entre muitas, para ser considerada a melhor. Vocês costumam dar espirulina? Se sim, para papagaio (presumo que haja para aves, não para uma em particular), que marca há e quanto custa?

Obrigado.
VMPH
***
Mensagens: 70
Registado: domingo, 27/abr/2008, 19:48

Boa tarde.

Falei aqui, citando o utilizador PedroMatos, da espirulina e os seus benefícios, mas acabo de encontrar nesta página algo que é considerado muito bom, segundo o utilizador antocastanheira, para aves: erva de trigo. Vou só citar algumas das vantagens que são referidas: é barata; melhor do que espirulina (esta alga perde muito do seu valor nutricional durante os processos de extracção, preparação e empacotamento); efeitos médicos: i) oxigena o sangue, melhorando a sua circulação; ii) desintoxica e regenera o fígado; iii) previne o cancro; iv) melhora a fertilidade e poderá, eventualmente, restaurar a mesma (isto aconteceu com touros); v) regula os níveis de cálcio, particularmente em reprodutores; vi) acalma as aves.
Gostaria de saber se já ouviram falar disto e se costumam dar? Não sou eu quem faz compras cá em casa, mas gostaria de saber onde comprar isto e o preço. Perguntei isto à minha mãe, mas ela nunca ouvi falar de tal coisa.

Obrigado e cumprimentos.
Avatar do Utilizador
antocastanheira
****
Mensagens: 340
Registado: terça, 17/abr/2007, 11:37
Localização: Alverca do Ribatejo
Contacto: Sítio web

Boas,

Como já tinha referido, em mensagem privada, apenas dou relva de trigo quando não tenho legumes ou vegetais. Sou eu que planto a dita relva, nem sei se há disso à venda, comprei trigo numa loja de sementes e faço exactamente como faria para as sementes germinadas, depois coloco as sementes num vaso (pequeno) e deixo crescer. Utilizo apenas a relva para as minhas aves poderem comer alimentos frescos sempre que não lhes posso dar outras coisas.
VMPH
***
Mensagens: 70
Registado: domingo, 27/abr/2008, 19:48

Boa tarde.

Obrigado pela informação. Sim, há erva de trigo à venda, mas não em Portugal (pelo menos, até ao momento, não encontrei). A solução será mesmo comprar lá fora, ou então fazer como foi indicado. Parece-me que, apesar de ser mais trabalhoso, a última opção seja a melhor (é mais natural e mais barata, presumo). Irei futuramente a uma loja saber se tem sementes de trigo.

Já agora, acha que frutas, legumes, erva de trigo e espirulina possam co-existir? Ou serão vitaminas em excesso?

Cumprimentos.
Avatar do Utilizador
antocastanheira
****
Mensagens: 340
Registado: terça, 17/abr/2007, 11:37
Localização: Alverca do Ribatejo
Contacto: Sítio web

Já agora, acha que frutas, legumes, erva de trigo e espirulina possam co-existir? Ou serão vitaminas em excesso?
Não sou a pessoa mais indicada para te dizer se são vitaminas em excesso ou não. Mas acho que se lhes fores dando pouco de cada vez, não haverá qualquer tipo de problema.
Jimmy
Mensagens: 4
Registado: segunda, 23/fev/2015, 21:47

Re: Mistura de sementes ou granulado

Bom dia
Alguém me pode dizer qual o melhor granulado para dar as minhas aves é o da versele laga ó zupreem ???
Avatar do Utilizador
HugoOliveira86
***
Mensagens: 240
Registado: segunda, 17/jun/2013, 11:58
Localização: Almada

Re: Mistura de sementes ou granulado

Que aves são? Para mim o granulado da Psittacus é o melhor.
Hugo Oliveira
STAM: DU82
Email: roseicollishugo@gmail.com
Site: Roseicollis Hugo
Avatar do Utilizador
mafa_loureiro
***
Mensagens: 218
Registado: quinta, 25/out/2007, 23:18
Localização: Lisboa

Re: Mistura de sementes ou granulado

Eu dou uma mistura de granulado, sementes e frutos secos.
Cumprimentos
Mafalda
Imagem
Jimmy
Mensagens: 4
Registado: segunda, 23/fev/2015, 21:47

Re: Mistura de sementes ou granulado

São conures cabeça preta, conures cabeça azul, arantigas sol, ring necks e araras
Avatar do Utilizador
HugoOliveira86
***
Mensagens: 240
Registado: segunda, 17/jun/2013, 11:58
Localização: Almada

Re: Mistura de sementes ou granulado

Pois.. Para mim granulado é o melhor.
Hugo Oliveira
STAM: DU82
Email: roseicollishugo@gmail.com
Site: Roseicollis Hugo
Jimmy
Mensagens: 4
Registado: segunda, 23/fev/2015, 21:47

Re: Mistura de sementes ou granulado

ok obrigado

Voltar para “Alimentação e Nutrição”