MBizz
Mensagens: 8
Registado: sábado, 08/fev/2014, 23:31

Mandarins com buracão no rabo!

Boa Noite a todos, venho pedir ajuda a ver se alguém me sabe dizer o motivo disto,

Tenho um viveiro com as medidas 110cmx60cmx60cm (AxLxC) e com as seguintes aves: 7 mandarins, casal de Goulds, 2 pintassilgos e 2 verdelhões!
O que se passa é o seguinte, coloquei 2 ninhos para os mandarins, que desde a primavera só fazem é reproduzir-se, o problema é que com estas criações pelos meus cálculos já devia ter perto de de 20 crias, mas a verdade é que apenas tenho 2!
O problema, todas morreram com um buraco onde estava o rabo, ficando as tripas á mostra! O ultimo a acontecer foi hoje, quando me levantei vi uma cria no chão e já tinha algumas feridas no rabo, apanhei-a e voltei a colocar no ninho, mas quando regressei do trabalho á noite já se encontrava morto e com o tal buraco.
Após algumas observações reparei que uma das fêmeas andava atrás dele quando estava no chão de manhã a bicar-lhe o rabo, amanhã vou apanhar essa fêmea e colocá-la numa gaiola sozinha a ver se safo o resto da ninhada!

Gostaria de saber se alguém sabe o porquê deste comportamento, pois mesmo separando esta fêmea, poderão haver outros a fazer o mesmo!!
NunoP
***
Mensagens: 128
Registado: quinta, 06/dez/2012, 18:13

Re: Mandarins com buracão no rabo!

Eu nunca vi algo assim. Também estou curioso para saber o porquê desse comportamento!
Vicio antigo: apostar em futebol! Novo vicio: Criação de aves!
Vivum
Mensagens: 9
Registado: quarta, 02/set/2015, 18:37
Localização: Vila Nova de Gaia, Porto

Re: Mandarins com buracão no rabo!

Á primeira vista e sem ser nenhum entendido na matéria, os cenários que me vêm á cabeça são:
Algum tipo de parasita intestinal
Prolapso cloacal
Sobrepopulação da gaiola

As hipoteses do prolapso e dos parasitas intestinais não justificam o comportamento da fêmea mas vale sempre a pena verificar, os passaros estão desparasitados? A questão do prolapso é q não é transmissível portanto se diz q já aconteceu a mais q uma das crias estará, em parte, fora de questão.

Quanto à possibilidade de a gaiola estar sobrepopulada: poderá ser um outro casal a eliminar "concorrência". Apesar de os mandarins serem animais sociais e gregários poderá eventualmente ser a causa do comportamento da fêmea.

Espero ajudar e ficarei de olho no post pois também fiquei curioso. Aguardamos respostas dos mais entendidos :)
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Mandarins com buracão no rabo!

No meu ver 1 ou mais mandarins apanhou o vicio de bicar as crias e gostou do sabor do sangue, tal como nas galinhas poedeiras isso acontece e matam-se umas ás outras muitas vezes exactamente na zona do rabo porque é a zona mais sensivel.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
paulo_shark
Mensagens: 14
Registado: sábado, 23/nov/2013, 20:42

Re: Mandarins com buracão no rabo!

A mim também já me aconteceu com alguns mandarins em que as crias apareciam com o rabo todo ensanguentado e rasgado, um dos motivos que eu penso que levou as codornizes da china a picar as crias foi por causa da glândula de gordura (não sei dizer o nome certo) que as aves tem na cauda que serve para manter fazer manutenção as penas e as manterem em bom estado e impermeáveis. Logo que a codorniz picava todos as outras aves iam picar a cria, mataram-me umas 8 crias assim.
foi quando comecei a dar asticot (as larvas da mosca varejeira) para as codornizes, pensei eu que fosse por causa da falta de proteica animal.

como os verdelhões na natureza comem alguns insectos podem estar com falta de proteína e serem eles a picar
MBizz
Mensagens: 8
Registado: sábado, 08/fev/2014, 23:31

Re: Mandarins com buracão no rabo!

E está confirmado, era mesmo aquela mandarim fêmea, retirei-a do viveiro e esta semana sairam do ninho as crias da última postura não foram bicadas, estão todas de perfeita saúde!!!
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Mandarins com buracão no rabo!

Pois, foi o que pensei, apanhou o vicio e agora já não há muito a fazer...
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/

Voltar para “Doenças / Medicamentos / Tratamentos”