LuixFlip
Site Admin
Mensagens: 613
Registado: sábado, 06/jan/2007, 16:16
Localização: Sacavém
Contacto: Sítio web

Babettes sem olhos!!

Boa noite

eu crio aves há bastante tempo (desde que me lembro), sempre como brincadeira, há coisa de 3 ou 4 anos dediquei-me um pouco mais a sério aos canários embora ainda não me considere um "criador", este ano comecei também a criar exoticos, bengalins, mandarins, que são fáceis de criar, e também babettes e estrelas que considero mais dificeis, pela primeira vez tinha ovos de babettes galados, e para não arriscar coloquei-os debaixo de uns bengalins, estava radiante quando nasceram, passou uma semana e ia anilha-los quando tirei o ninho e olhei para eles nem queria acreditar, nunca tinha visto uma situação daquelas ao longo dos anos em que criei canários, e olhem que já vi muitas situações estranhas, das 4 crias de babettes duas não tem olhos, uma só tem um e a outra parece perfeita...

a minha pergunta é: o que se terá passado para sugirem más formações em 3 de 4 crias??

os pais foram comprados a criadores diferentes, por isso a hipotese de consaguinidade é praticamente nula, que hei-de fazer para evitar situações identicas no futuro? para além de desfazer o casal é claro!

junto uma foto de uma das crias

Imagem
Última edição por LuixFlip em sexta, 20/mar/2009, 22:01, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Agostinho Moura
***
Mensagens: 59
Registado: domingo, 18/nov/2007, 09:45
Localização: GONDOMAR

Boa noite,Luis.

Eu nunca vi ou ouvi falar em tal situação, mas acho que que o mais provavél é que o macho tenha um defeito a nivél genético.

Arranjas outro macho e acasalas de novo com a femea e tiras conclusões.

Cumprimentos.

Agost.Moura
LuixFlip
Site Admin
Mensagens: 613
Registado: sábado, 06/jan/2007, 16:16
Localização: Sacavém
Contacto: Sítio web

boa noite

obrigado pela tua resposta, realmente é uma situação muito estranha!
Canary
****
Mensagens: 443
Registado: segunda, 17/dez/2007, 10:56
Localização: Astromil/Porto
Contacto: Sítio web

Boas!
mas acho que que o mais provavél é que o macho tenha um defeito a nivél genético.
e porque não a fêmea? Os filhotes herdam 50% dos genes do pai e 50% dos genes da mãe.

Uma das vitaminas que se dão às mulheres para a maternidade..é o ácido fólico. Precisamente para evitar defeitos no feto.
Curiosamente na ração que uso para canários e papagaio consta essa vitamina.

Muita coisa pode ser:

_Uma simples casualidade, que não se repetirá jamais...

_Carências alimentares / doença / parasitas

_Incompatibilidade do casal

_problemas hereditários / genéticos

_etc.

Cumps,

Canary
Avatar do Utilizador
Timbrado Almada
***
Mensagens: 160
Registado: segunda, 19/nov/2007, 21:50
Localização: Almada

Ola

Eu aposto em algum gene defeituoso que nao permite as perfeitas formações dos embriões. na minha casa nenhum desses reprodutoras criava mais este ano, e mandava analizar as fezes para ver se é alguma doença de algum, ou poderá ser algo pior.

Abraço e boa sorte.
Cumprimentos:
Bruno Andrade - Stam FPO - CA21
http://timbradosbrunoandrade.blogspot.com/
LuixFlip
Site Admin
Mensagens: 613
Registado: sábado, 06/jan/2007, 16:16
Localização: Sacavém
Contacto: Sítio web

Boa tarde

obrigado pela resposta...

já agora, onde posso mandar analisar as fezes das aves??? e o que pode ser pior que uma doença???

Em relação ao casal de Babettes ainda os vou deixar fazer mais uma postura para ver se foi um caso pontual
Avatar do Utilizador
LSP
***
Mensagens: 83
Registado: quarta, 29/out/2008, 23:52
Localização: São Bernardo do Campo, Brasil

Acho que os piores tipos de doenças, são as congênitas, pois não têm um tratamento que as iniba (tanto para aves, quanto para nós). Acho que o melhor a fazer, Luis, seria separar as aves, mesmo.
Um abraço,

Leonardo

Voltar para “Doenças / Medicamentos / Tratamentos”