SaS
Mensagens: 31
Registado: quarta, 21/jan/2015, 16:25

Iluminação Nocturna para as aves - deve existir ou não?

Boa noite,

Gostaria de obter opiniões sobre a iluminação nocturna. A ideia que tinha era que as aves se sentiam mais confortaveis na total escuridão (naturalmente que estamos a falar do período da noite). Em alguns artigos os criadores defendem que deve existir sempre uma pequena luz de presença para que as aves se apercebam do que está à sua volta...

Obrigado
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Iluminação Nocturna para as aves - deve existir ou não?

Por acaso é uma boa questão, mas eu também sou da opinião que a escuridão total é melhor, mas se for uma luz muito pequena talvez simule a lua(?)
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
canariomandarim
****
Mensagens: 405
Registado: terça, 22/jan/2013, 21:49

Re: Iluminação Nocturna para as aves - deve existir ou não?

Isso vai da escolha de cada um, eu acho que não fazem grande falta ás aves e além disso é sempre mais um consumo de energia, mas isto é a minha opinião. 8)
Cumprimentos...
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Iluminação Nocturna para as aves - deve existir ou não?

Eu tenho essa duvida porque no meu caso os passaros estao dentro de casa e so tenho possibilidades de os tratar de noite. O que acontece é que alguns saem do ninho para vir comer, e se eu apagar a luz de repente tenho a sensacao que eles nao sabem voltar para o ninho
Avatar do Utilizador
canariomandarim
****
Mensagens: 405
Registado: terça, 22/jan/2013, 21:49

Re: Iluminação Nocturna para as aves - deve existir ou não?

Nesse caso existem uns relógios que determinam quando a luz esta acesa e quando a mesma se deve apagar ou então existe uns equipamentos eléctricos ,que agora não me estou a recordar o nome que fazem com que a lâmpada vá diminuindo a sua luminosidade lentamente ate apagar ,isso vai fazer com que os pássaros se recolham nos ninhos pois a iluminação vai enfraquecendo progressivamente.
Cumprimentos...
minhos
***
Mensagens: 113
Registado: domingo, 20/jul/2014, 18:30

Re: Iluminação Nocturna para as aves - deve existir ou não?

Eu não utilizo iluminação nocturna tal como nos precisamos de dormir para descansar as aves precisam de escuridão para descansar. A iluminação é muito utilizada na produção intensiva de aves mais propriamente frangos pois passam dia e noite acordados sempre a comer. Quem se dedica a outro tipo de aves por gosto deve proporcionar lhe descanso. Agora se só consegue tratar delas de noite deve deixar a luz ligada pelo menos mais um pouco para comer e beber e regressaram ao ninho

Voltar para “Artigos técnicos e de opinião”