joaomoura
Mensagens: 13
Registado: quarta, 21/nov/2012, 23:09

Re: Criação de pintassilgos, cheio de êxito

Bom dia!

Sr. Pedro leitao tambem estou a tentar com um casal de pintas, e gostaria de saber que resultados é que obtem juntando o macho aos dez dias de idade das crias, e ja agora gostaria de saber tambem se posso dar as sarralhas com os pulgoes á mesma, se nao lhes fizer mal claro!


Boas criaçoes a todos!

Joao moura
pedroleitao
****
Mensagens: 260
Registado: terça, 12/jun/2007, 21:39

Re: Criação de pintassilgos, cheio de êxito

joaomoura Escreveu:Bom dia!

Sr. Pedro leitao tambem estou a tentar com um casal de pintas, e gostaria de saber que resultados é que obtem juntando o macho aos dez dias de idade das crias, e ja agora gostaria de saber tambem se posso dar as sarralhas com os pulgoes á mesma, se nao lhes fizer mal claro!
Joao moura
Caro João, gosto muito que tenha o mesmo gosto que eu.
Tenho andado tão fascinado, com os meus pintas, que fico as vezes o maximo que posso ao pé deles, sem afectar as criações e acredita que nao se assustam.
estou agora com mais um ninho da femea que só teve um filhote mas desta vez com 5 ovos teve 5 filhos, pena que um tenha caido do ninho com 1 dia, penso que tenha sido numa das minhas visitas, que ela ao sair do ninho tenha sem querer levado o filhote atras.
mas respondendo a tua questao, claro que podes dar com os pulgoes aliás os pintas andam atras dos pulgoes das nespereiras e couves etc, sao proteinas ok.
quanto ao macho juntar ao fim de 10 dias, eu faço isso mas tenho de descrever para perceberes melhor, pois para a femea e para o macho eu nunca os separei, porque o macho esta na mesma gaiola com uma grade a separa-los mas a verem-se, e depende de cada casal.
dou uns exemplos:
tenho uma femea que nunca deixa o macho aproximar-se do ninho, e qd ele se aproximava iam os filhotes pequeninos atrás e paravam no chão, logo morriam. tenho outros machos que por vezes começam a picar os filhotes por curiosidade e matam-nos sempre em bebés....logo porque hei-de ter o macho junto se tenho muitos problemas por causa da terriorialidade dos pintas?, com 10 dias isso ja nao acontece excepto se a femea nao deixar até os filhos estarem desmamados, portanto deveremos juntar aos 10 dias sempre com algum tempo de supervisão, para nao termos surpresas.
Cumptos, Pedro Leitão

Criador de pintassilgos, cardinalitos, pintarroxos, canários selvagens dos açores, goulds, canários de cor, pintarroxos de queixo preto.
visitem:
http://gestbird.avespt.com/
joaomoura
Mensagens: 13
Registado: quarta, 21/nov/2012, 23:09

Re: Criação de pintassilgos, cheio de êxito

Boas.

Antes de mais parabens pelas criaçoes,tambem espero la chegar. So tenho um casal,quando a femea estava ja com o ninho feito juntei o macho, no dia seguinte começou logo a por. Passados tres dias vi cascas de ovo no chao e retirei o macho. Ontem vi que os ovos nao estavam galados. Fica para a proxima. Ja agora o que devo fazer? O processo que se segue ê igual ao dos canarios? Retiro o ninho e espero uns dias, depois volto a coloca-lo juntamente com o macho?


Cumprimentos
Mozungo
***
Mensagens: 124
Registado: sexta, 15/dez/2006, 19:06
Contacto: Yahoo Messenger

Re: Criação de pintassilgos, cheio de êxito

Pois, a formiga então é a nossa, comum, preta brilhante; não tem nada ver com a formiga africana, a chamada térmita. Eu tb gostava de ter assim um terreno com 1500m, mas não tenho....provavelmente por isso e por outras coisas, continuo a não conseguir criar pintassilgos. Os machos entram em cio, mas as fêmeas...nada. Nem dão mostras de quererem fazer ninho. Completamente indiferentes.
Para além de tudo que se disse aqui, com que eu concordo em absoluto, há um factor que raramente é referido e que na minha opinião é dos mais importantes na criação de pintassilgos e outras aves: a orientação solar dos viveiros/gaiolas. Que devem estar orientados para nascente sempre que possível, e em caso algum devem estar orientados para norte (exactamente como estão os meus) e que não tenho hipótese de alterar.
pedroleitao
****
Mensagens: 260
Registado: terça, 12/jun/2007, 21:39

Re: Criação de pintassilgos, cheio de êxito

Muito Bem Mozungo, mas esquece os ovos de formiga, se deres outras coisas trelas e ou pinkies astico etc, qq uma dessa proteina serve, mas a disposição solar sim,...essa é talvez tão importante quanto a alimentação, porque o pintassilgo dificilmente cria num canaril, quase sem luz natural. o pintassilgo exige muito sol, eu tenho o meu pintassilguil ou canaril como lhe queiram chamar, todo TRANSPARENTE, e quando digo todo TRANSPARENTE é mesmo isso, eu tenho-o todo em policarbonato TRANSPARENTE, a unica protecção que tem em sol são umas tabuas por cima, para evitar demasiado o efeito de estufa. o meu pintassilguil nao tem costas, ou seja é transparente norte, sul, este, oeste e o tecto tambem mas coloquei as tais tabuas com algumas zonas descobertas para o sol tambem entrar por cima.
são estas pequenas coisas que tu Mozungo e muitos outros sabem, mas tem de colocar em pratica, se tiverem possibilidades claro.
Cumptos, Pedro Leitão

Criador de pintassilgos, cardinalitos, pintarroxos, canários selvagens dos açores, goulds, canários de cor, pintarroxos de queixo preto.
visitem:
http://gestbird.avespt.com/
Mozungo
***
Mensagens: 124
Registado: sexta, 15/dez/2006, 19:06
Contacto: Yahoo Messenger

Re: Criação de pintassilgos, cheio de êxito

Pois, tb tenho essa noção; mas não tenho a mínima hipótese de o fazer. Dou-lhe asticot com fartura e as vezes tb trela, penso que não e por falta de proteína animal, sementes varias, plantas selvagens.
Gostaria de visitar as suas instalações, trocar impressões, enfim, aprender com quem sabe. Será possível?
Um abraço
joaomoura
Mensagens: 13
Registado: quarta, 21/nov/2012, 23:09

Re: Criação de pintassilgos, cheio de êxito

Bom dia.

Alguem me pode esclarecer?
Obrigado

cump.
Joao m.
pedroleitao
****
Mensagens: 260
Registado: terça, 12/jun/2007, 21:39

Re: Criação de pintassilgos, cheio de êxito

joaomoura Escreveu:Boas.

Antes de mais parabens pelas criaçoes,tambem espero la chegar. So tenho um casal,quando a femea estava ja com o ninho feito juntei o macho, no dia seguinte começou logo a por. Passados tres dias vi cascas de ovo no chao e retirei o macho. Ontem vi que os ovos nao estavam galados. Fica para a proxima. Ja agora o que devo fazer? O processo que se segue ê igual ao dos canarios? Retiro o ninho e espero uns dias, depois volto a coloca-lo juntamente com o macho?

Cumprimentos
Claro João, para já com 3 dias é muito dificil de saber se estavam galados, pois ela começa geralmente a chocar no 3º ovo, portanto 3 dias era quase impossivel, só a partir dos 7 dias de choco, quanto à espera, tens de retirar mesmo o ninho senao a femea pode morrer de esforço. ja tive uma pintarroxa que morreu por nao lhe ter dado tempo nenhum. o macho partia os ovos entao fui retirando um a um, mas ela nao parou e pôs 11, morreu de seguida.
Cumptos, Pedro Leitão

Criador de pintassilgos, cardinalitos, pintarroxos, canários selvagens dos açores, goulds, canários de cor, pintarroxos de queixo preto.
visitem:
http://gestbird.avespt.com/
joaomoura
Mensagens: 13
Registado: quarta, 21/nov/2012, 23:09

Re: Criação de pintassilgos, cheio de êxito

Boas tardes!

Obrigado pela ajuda.
Devo me ter espressado mal, eu retirei o macho passado tres dias mas só vi se os ovos estavam galados ao oitavo.
Tenho dois pintas machos, um esta com uma canaria e o outro esta encostado a pintassilga!
Mas acho que ambos os machos ainda nao estao bem ciados.
Eles estao sempre a partir, principalmente o mais novo, mas ainda nao teem o bico todo branco! Será falta de proteina animal?

Cumprimentos

joao m.
pedroleitao
****
Mensagens: 260
Registado: terça, 12/jun/2007, 21:39

Re: Criação de pintassilgos, cheio de êxito

joaomoura Escreveu:Boas tardes!

Obrigado pela ajuda.
Devo me ter espressado mal, eu retirei o macho passado tres dias mas só vi se os ovos estavam galados ao oitavo.
Tenho dois pintas machos, um esta com uma canaria e o outro esta encostado a pintassilga!
Mas acho que ambos os machos ainda nao estao bem ciados.
Eles estao sempre a partir, principalmente o mais novo, mas ainda nao teem o bico todo branco! Será falta de proteina animal?
joao m.
Partir?? queres dizer cantar?? o pintassilgo está mais que pronto nesta altura do ano.
Quanto ao bico branco é normal, claro q nao falta proteina, essa faz falta apenas para o crescimento e para se habituarem a alimentar filhos com ela, o bico mais claro acontece no cativeiro quando este está menos tempo ao sol . e porque a alimentação mais restrita no cativeiro tambem ajuda.
quanto aos ovos tens de colocar o ninho de forma que nao seja poiso habitual do macho quando anda dum lado para o outro da gaiola, mas o mais eficaz é mesmo de manha quando a femea coloca o ovo, imediatamente o substituires por um de plastico. ou entao antes de escurecer colocas a grade para separar o macho e de manha ja podes ir com mais calma trocar o ovo.
Cumptos, Pedro Leitão

Criador de pintassilgos, cardinalitos, pintarroxos, canários selvagens dos açores, goulds, canários de cor, pintarroxos de queixo preto.
visitem:
http://gestbird.avespt.com/
joaomoura
Mensagens: 13
Registado: quarta, 21/nov/2012, 23:09

Re: Criação de pintassilgos, cheio de êxito

Boa tarde

obrigado pela ajuda!

Cumprimentos

joao m
Mozungo
***
Mensagens: 124
Registado: sexta, 15/dez/2006, 19:06
Contacto: Yahoo Messenger

Re: Criação de pintassilgos, cheio de êxito

Bem, hoje tive a minha primeira alegria com pintassilgos; tenho um casal com ninho feito e a fêmea lá está no ninho. Nem me atrevo a ir lá mexer. A unica coisa que alterei em relação ao habitual, foi cortar uma árvore (um loureiro), há cerca de 3 semanas, que estava tornar o local sombrio e sem luz solar natural dentro do viveiro. O viveiro está virado a noroeste e não tenho hipotese de o mudar. Com esta alteração, o sol entra dentro do viveiro logo a partir das 14h. Não sei se teve influencia.
Tenho outro casal com ninho feito, mas pos os ovos no chão. Vamos ver se repetem a gracinha, mas agora no sitio certo.
pedroleitao
****
Mensagens: 260
Registado: terça, 12/jun/2007, 21:39

Re: Criação de pintassilgos, cheio de êxito

o sol é muito importante, se o viveiro estiver virado para noroeste, cuidado com o vento, pq o vento vem 95% de noroeste e para teres sol se tiveres o telhado transparente seria o ideal, pq o viveiro virado para sul tem de se ter cuidado com o tecto para nao ser totalmente transparente senao aquece no verão que é uma coisa louca.
Cumptos, Pedro Leitão

Criador de pintassilgos, cardinalitos, pintarroxos, canários selvagens dos açores, goulds, canários de cor, pintarroxos de queixo preto.
visitem:
http://gestbird.avespt.com/
Mozungo
***
Mensagens: 124
Registado: sexta, 15/dez/2006, 19:06
Contacto: Yahoo Messenger

Re: Criação de pintassilgos, cheio de êxito

Tal como prometi, cá estou a dar conta dos meus êxitos e inexitos. Então o ponto da situação é o seguinte:

Dois casais de pintassilgos, finalmente fizeram ninho e uma postura cada um; nasceram 3 aves de cada casal, que sobreviveram, num caso ate ao 3º dia e no outro até ao 5º dia. Já fizeram ninho de novo, e embora já nada espere , dado o adiantado na época, lá estão à vontade deles. Procuro não os incomodar muito, apenas o essencial.
Os ninhos estão camuflados com ramagens de verdura, em plástico, compradas nas lojas dos chineses.

-Os casais recebem luz solar directa todos os dias ao final da tarde
-São alimentados, nesta altura do ano, com uma mistura de 50% de alpista e 50% de mistura para canários
-Têm a sua disposição a mistura de sementes selvagens para indígenas da Varselle laga
-Têm à disposição, Fonio+Chia
-Têm germinado, constituído por girassol preto, pequeno, e feijão mung
-Têm alimentação animal (asticot, previamente sujeito a uma passagem por agua a ferver) e quando e possível, tenebrio vivo.
-Uma fração de maçã ou outra fruta da época
-Ramos de plantas selvagens, com sementes (Dente de leão, cardo, urtigas, etc...o que se encontra nos campos à volta)
-Uma mistura de papa amarela, de canários (50%) e papa para insectívoros (50%)

Bem, mas pelo que concluo, faltará alguma coisa. De qualquer forma, consegui alguns avanços. Pela primeira vez consegui que fizessem ninho e criassem. Esperemos pelo próximo ano.
pedroleitao
****
Mensagens: 260
Registado: terça, 12/jun/2007, 21:39

Re: Criação de pintassilgos, cheio de êxito

eu acrescentava ao germinado o niger e tinha e dava no maximo por dia 2 tenebrios os asticot podes dar mais a vontade. se nao conseguiram este ano, no proximo estarão melhor, pois as condicoes parecem boas. já agora qual o tamanho da gaiola??
Cumptos, Pedro Leitão

Criador de pintassilgos, cardinalitos, pintarroxos, canários selvagens dos açores, goulds, canários de cor, pintarroxos de queixo preto.
visitem:
http://gestbird.avespt.com/

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”