ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Morte de pintassilgo - o que poderá ter sido?

Boas, tinha um casal de pintassilgos chiveus nascidos em cativeiro, adquiridos em Junho, como já referi noutro tópico, estavam com as seguintes condições:

Gaiola 90*60*40 tem com alimentação base alpista e perilha, dou 2x por semana um comedouro com mistura de indígenas. Água trocada todos os dias, 1x por semana omni-vit e agora na suposta altura da muda retiro o omni vit e dou 2x por semana muta-vit + sementes de bela da noite, 1x por semana vinagre de cidra na agua de beber e de banhos, 2x semana papa de ovo + papa insectívora da orlux, e depois alternadamente forneço, plantas silvestres, fruta, couscous, germinado, painço, tenébrio. Têm a disposição osso de choco, grite e carvão vegetal.

Acontece que no domingo adquiri mais um macho também ele ainda chiveu e também de cativeiro, estive a observar durante o dia de domingo e ontem e tudo ok não se davam mal nem entravam em lutas, hoje de manha para grande tristeza minha quando chego à gaiola vejo que o primeiro macho que adquiri está no chão morto :(

O pássaro estava bem de saúde alias se havia algum que parecia mais fraco era a fêmea, não tinha o peito muito em quina mas tinha uma espécie de um inchaço de cor amarelada na zona da cloaca..
O que poderá ter sido?? :|
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Morte de pintassilgo

Tenha cuidado com as plantas silvestres que lhes dá, não sei se foi por isso que ele morreu mas tenha cuidado e na duvida não dê.
O inchaço amarelo não será gordura?
Também não estou a ver o que seja, mas ás vezes quanto mais mimamos as nossas aves pior.
Mas pense positivo, pode ter sido algo casual ou genético, mas fique atento aos outros.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: Morte de pintassilgo

Não me parece que fosse das plantas, tenho sempre o cuidado de lavar com água e amukina todas as plantas, verduras e frutas que lhes dou.
Alem do que já havia referido, reparei também que o passarinho tinha a traqueia também amarela.

Imagem

Imagem

Imagem
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: Morte de pintassilgo - o que poderá ter sido?

Mais ninguém faz uma ideia do que possa ter sido?
Lcrespo
***
Mensagens: 133
Registado: domingo, 19/dez/2010, 19:14
Localização: Coimbra
Contacto: Sítio web

Re: Morte de pintassilgo - o que poderá ter sido?

Boas,
Parece que o pássaro estava bastante gordo devido ao abuso de sementes gordas e papas parece ser a razão da morte.
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: Morte de pintassilgo - o que poderá ter sido?

Não foi essa a razão porque ele só comia alpista e perilla, portanto essa hipotese está excluida.
Excesso de papa também não me parece pois só lhe colocava duas colheres de chá por semana.
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Morte de pintassilgo - o que poderá ter sido?

É daquelas coisas que não há explicação, só autópesiando.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: Morte de pintassilgo - o que poderá ter sido?

Já agora, sabe indicar algum sítio onde efectuem esse tipo de serviços? Após uma breve pesquisa não encontrei nada.
Lcrespo
***
Mensagens: 133
Registado: domingo, 19/dez/2010, 19:14
Localização: Coimbra
Contacto: Sítio web

Re: Morte de pintassilgo - o que poderá ter sido?

ruben10PT Escreveu:Não foi essa a razão porque ele só comia alpista e perilla, portanto essa hipotese está excluida.
Excesso de papa também não me parece pois só lhe colocava duas colheres de chá por semana.
É minha a opinião a ave perece apresentar gordura e fígado inchado. A perrilha é extremamente gorda dada nesta altura ainda pior que temos temperaturas altas, é uma boa semente para dar no inverno quando estão temperaturas mais baixas e o pássaro precisa de consumir mais energia para se manter quente. aliada a "alimentação base alpista e perilha" "2x semana papa de ovo + papa insectívora da orlux" não há milagres.
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: Morte de pintassilgo - o que poderá ter sido?

Desculpe, mas o senhor sabe o que é perilha?
Perilha é conhecida por muitos criadores como a semente da saúde, tem inúmeros benefícios e é usada pelos melhores criadores de fauna europeia em portugal.

Dar nesta altura? Um dos benefícios é a ajuda na muda da pena.
E sim é uma semente com bastante óleo mas já por isso dou na razão de 80% alpista 20% perilha, quanto á papa de ovo dou como disse, 2x por semnana 1 colher de chá(nem cobre o fundo dum comedouro dos pequenos).

Agradeço a sua opinião, mas não me parece que a causa da morte esteja relacionada com a alimentação.

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Morte de pintassilgo - o que poderá ter sido?

ruben10PT Escreveu:Já agora, sabe indicar algum sítio onde efectuem esse tipo de serviços? Após uma breve pesquisa não encontrei nada.
Um VET deve de o fazer, mas tens o Centro Veterinário de Exóticos do Porto, mas não sei de onde és.
Vê este link também: http://arcadenoe.sapo.pt:8080/forum/vie ... highlight=
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Lcrespo
***
Mensagens: 133
Registado: domingo, 19/dez/2010, 19:14
Localização: Coimbra
Contacto: Sítio web

Re: Morte de pintassilgo - o que poderá ter sido?

ruben10PT Escreveu:Desculpe, mas o senhor sabe o que é perilha?
Perilha é conhecida por muitos criadores como a semente da saúde, tem inúmeros benefícios e é usada pelos melhores criadores de fauna europeia em portugal.

Dar nesta altura? Um dos benefícios é a ajuda na muda da pena.
E sim é uma semente com bastante óleo mas já por isso dou na razão de 80% alpista 20% perilha, quanto á papa de ovo dou como disse, 2x por semnana 1 colher de chá(nem cobre o fundo dum comedouro dos pequenos).

Agradeço a sua opinião, mas não me parece que a causa da morte esteja relacionada com a alimentação.

Cumprimentos
Não faço mínima ideia o que seja perrilha. :lol: :lol: :lol:
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: Morte de pintassilgo - o que poderá ter sido?

Não sei qual foi o seu intuito com esse comentário, mas se quer saber o que é perrilha consulte um dicionário.
http://pt.thefreedictionary.com/Perrilha

Agora Perilha, que é o que lá esta escrito, desculpe, mas parece de facto não saber o que é.
Lcrespo
***
Mensagens: 133
Registado: domingo, 19/dez/2010, 19:14
Localização: Coimbra
Contacto: Sítio web

Re: Morte de pintassilgo - o que poderá ter sido?

Já vi que és muito esperto. Pedes ajuda e depois começas a disparatar é por estas e outras que cada vez há menos pessoal nestes forums.
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: Morte de pintassilgo - o que poderá ter sido?

Aí eu é que comecei a disparatar? O senhor é que vem praqui com ironias e eu é que estou a disparatar?
Voce pode ironizar e eu não posso responder na mesma moeda pois já é disparatar?
Um pouco mais de coerencia não faria mal.

Assim sendo escusa de responder mais a qualquer dúvida ou questão por mim colocada neste forum, dispenso a sua ajuda.
Cumprimentos e continuação.

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”