carduelis carduelis
Mensagens: 8
Registado: sexta, 15/mar/2013, 22:38

Re: Pintassilgo - ajuda na identificação do sexo (foto)

joao1961 Escreveu:Boas Carduelis esses (encontros ) utilizando o seu termo ,vulgarmente chamados de coutos da asa, nos machos são sempre pretos , bem sei que ha machos que tem um pouco de castanho mas o fundo é sempre preto e o que eu disse é que nos machos é sempre preto o que quer dizer muito simplesmente que sendo preto é macho de certeza mas se for castanho é femea de certeza e frisei bem que o vermelho na cabeça não é regra existem muitas mas mesmo muitas excepções então não sabemos muito bem onde acaba a regra e começa a excepção ou vice versa , ja manusiei muito Pintassilgos ja criei muitos pintassilgos, ja criei muitos hibridos de Pintassilgo quer com canarias com verdelhoas e com varias femeas que so agora começam a a ser conhecidos esse cruzamentos mas são 40 anos de experiencia em criação , não levo a conversa do amigo no sentido de me desacreditar no que escrevi mas como ja disse so abro a boca quando sei opinar com certeza saudações , para terminar esta ave da foto é mesmo uma femea
Com a sua experiencia, vai-me dizer que isto é impossivel ??????
Anexos
Na minha casa acontecem coisas destas !!!!!!
Na minha casa acontecem coisas destas !!!!!!
joao1961
****
Mensagens: 322
Registado: quinta, 30/set/2010, 22:37

Re: Pintassilgo - ajuda na identificação do sexo (foto)

Não , não é impossivel o que vejo na foto ,na foto o que vejo , é um casal de hibridos que esta a ser madrasta de uns hibridozitos , sabe amigo no hibridos de Pintassilgos a percentagem de aparecer um fertil é muito baixa mas !! as hibridas nenhuma é fertil nem quando acasalada como um hibrido , com um canario ou outro macho qualquer , mas ainda vou mais longe no dia que isso fosse possivel ter se ia criado uma nova especie que por ser fertil ao fim de duas ou 3 gerações era vulgar então, deixavam de ser hibridos porque seriam filhos de aves com a mesma formação genetica , logo não seriam hibridos, e sim na sua casa acontecem coisas dessas , na sua e de muita gente que rentabiliza os seus hibridos e hibridas as que poeem servem bem para madrastas os machos tambem são belissimos criadores mas é a minha opinião não me intreprete mal , se na sua casa um casal de hibridos tivesse criado ( gerado) embriões teria seguramente um lugar no Guiness pois seria um feito unico
joao1961
****
Mensagens: 322
Registado: quinta, 30/set/2010, 22:37

Re: Pintassilgo - ajuda na identificação do sexo (foto)

Olhando bem para foto as crias parecem me ate crias de chamariz mas a qualidade da foto não é famosa mas acho que se fossem hibrido teriam mais amarelado nas asas com esta idade com cerca de 23 ou 24 dias mais dia menos dia mas o amigo pode postar o que quizer por mim tudo bem
carduelis carduelis
Mensagens: 8
Registado: sexta, 15/mar/2013, 22:38

Re: Pintassilgo - ajuda na identificação do sexo (foto)

Caro amigo neste momento estes hibridozitos, como lhe chama !!!!! já são adultos e por sinal o macho está acasalado com a tia, irmã da Mãe. Já fizeram ninho e tem 2 ovos pôs hoje o segundo ovo. Vamos vêr o que vai dar !!!!!!
Tambem tenho para naser , nestes proximos dias filhos de Dom-Fafe Macho com canária, cheios !!! e bem cheios coisa que o sr tambem diz ser impossivel !!!!
joao1961
****
Mensagens: 322
Registado: quinta, 30/set/2010, 22:37

Re: Pintassilgo - ajuda na identificação do sexo (foto)

Boas carduelis podes ate escrever o que te der na real gana mas , eu não sou um destes miudos imberbes que andam aqui a perguntar se a canarinha comeu o ovo o que fazer eu ja crio aves e nomeadamente hibridos ha muitos anos , por isso te volto a dizer achavas que postavas aqui um casal de hibridos com dois passaritos que eu duvido que sejam hibridos e que alguem acreditava que eram filhos do casal ?? obviamente que não , anda aqui muita gente que percebe alguam coisa de aves e de hibridos , e toda gente sabe que as hibridas de pintassilgo são estereis no Mundo nem uma criou mas tudo bem podes escrever o que quizeres , ja os machos ha uma remota chance de aparecer um que seja fecundo mas é muito raro a taxa de fertilidade maior é dos cardinalitos e xantogastras machos , femeas F1 de cardinalito nem uma é fecunda mas de xantogastra ha poucas mas hã quanto ao Dom fafe é como o outro aqui á 2 anos que tirou de tentilhão mas !! o que e certo é que nunca aparecerem claro que ha hibridos de dom fafe mas são de dom fafe femea com varios machos pode ser canario Pintas verdelhão dá quase com tudo mas são femeas de tentilhão e dom fafe mas , eis que agora aparece um Carduelis que diz que fez o impossivel ninguem no mundo fez mas este carduelis fez criou com um casal de hibridos de pintassilgos e mais tem ovos de dom fafe cheios ok por mim dou por encerrado o assunto eu tenho uma coisa boa não me engano a a mim mesmo, se achas que procedes bem lá teras as tuas razãoes mas esse tipo de protagonismo dura pouco vai por mim como te disse são 40 anos a criar aves mas desejo tudo de bom para ti por mim morreu aqui o assunto não sou de contrariar ninguem
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: Pintassilgo - ajuda na identificação do sexo (foto)

Desculpem desenterrar este tópico, mas estava a fazer uma pesquisa e descobri isto.

Só para dizer que me ri bastante com aquele casal de híbridos e seus 'filhos' que nem do género Carduelis são. :mrgreen:


Queria perguntar ao amigo carduelis carduelis se ainda por cá andar, se não tem um casalito deste nova espécie para ceder, queria ser o 2º no mundo a ter :mrgreen:


Isto realmente nos fóruns aparece cada preciosidade.
Mozungo
***
Mensagens: 124
Registado: sexta, 15/dez/2006, 19:06
Contacto: Yahoo Messenger

Re: Pintassilgo - ajuda na identificação do sexo (foto)

Bem, esta semana comecei a separar as minhas aves e a pô-las no local onde vão fazer a muda. Um dos casais de pintassilgos, com uma fêmea "velha", com uns 4 anos, "nitidamente uma fêmea", pois tem a mancha da mascara a meio do olho, nem o ninho fez este ano nem nunca fez nos anos anteriores.
Depois de ler mais uma vez as opiniões por aqui, fui a procura de outras formas de identificação; que raio, tem a mascara a meio do olho, pequena, em relação por exemplo ao macho que estava com ela, mas tem um bico comprido, e os "ombros" bem pretos. Portanto...nem sei o que vos diga.
José Castro
***
Mensagens: 106
Registado: terça, 10/set/2013, 20:38

Re: Pintassilgo - ajuda na identificação do sexo (foto)

ruben10PT Escreveu:Desculpem desenterrar este tópico, mas estava a fazer uma pesquisa e descobri isto.

Só para dizer que me ri bastante com aquele casal de híbridos e seus 'filhos' que nem do género Carduelis são. :mrgreen:


Queria perguntar ao amigo carduelis carduelis se ainda por cá andar, se não tem um casalito deste nova espécie para ceder, queria ser o 2º no mundo a ter :mrgreen:


Isto realmente nos fóruns aparece cada preciosidade.
Convém antes de julgar gozar etc que pense bem no que diz

Os híbridos podem ser férteis, estéreis e semifertiles. Como vemos, o grau de fertilidade é muito variável em outros híbridos e está relacionado à sua proximidade genética, as semelhanças no número de cromossomos dos pais e o sexo dos exemplares , sendo maior sexo homogamético (Lei Haldane) no caso das aves para o homem. Isto é provavelmente devido às diferentes características e genes presentes em ambos os cromossomos. diferenças importantes entre o pH do sêmen do oviduto masculina e feminina pode ser causada esterilidade. As condições ambientais, além de genes também influenciam no gene incompatibilidade e, portanto, sobre a fertilidade dos híbridos.
Mozungo
***
Mensagens: 124
Registado: sexta, 15/dez/2006, 19:06
Contacto: Yahoo Messenger

Re: Pintassilgo - ajuda na identificação do sexo (foto)

Bem, segundo tenho lido (não por experiencia própria) os únicos híbridos de espécies indígenas europeias X canário que são férteis, são os híbridos de Milheirinha X Canário. Não férteis a 100% mas não é muito difícil encontrar aves férteis.
Podemos portanto estar em presença de híbridos provenientes desse cruzamento.
José Castro
***
Mensagens: 106
Registado: terça, 10/set/2013, 20:38

Re: Pintassilgo - ajuda na identificação do sexo (foto)

Mozungo Escreveu:Bem, segundo tenho lido (não por experiencia própria) os únicos híbridos de espécies indígenas europeias X canário que são férteis, são os híbridos de Milheirinha X Canário. Não férteis a 100% mas não é muito difícil encontrar aves férteis.
Podemos portanto estar em presença de híbridos provenientes desse cruzamento.
Este casal é mestiços e nâo híbridos
José Castro
***
Mensagens: 106
Registado: terça, 10/set/2013, 20:38

Re: Pintassilgo - ajuda na identificação do sexo (foto)

F1 é mestiço e nâo híbrido hibrido é entre verdelhao x pintarrocho por exemplo com fêmea canaria e machos da fauna é mestiço
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: Pintassilgo - ajuda na identificação do sexo (foto)

Boa José,

Isso para mim são teorias, ninguém disse que não havia híbridos férteis, se não os houvesse não havia canários de fator vermelho.

Agora quanto aquela foto que ali esta e aquele cruzamento em particular, é uma grande tanga, e se acha que é possível, então lamento dizer-lhe mas não pesca muito disto. Mais a mais bem se vê que os filhotes nem da família carduelis são, ou no máximo seriam pintaroxos.

Pode correr e saltar os 'quatro cantos do mundo' que nunca há-de encontrar um híbrida de canária x carduelis carduelis que seja fértil.

No dia em que isso acontecer deixará de ser um híbrido a passa a ser um nova espécie o serinus carduelis lol

Btw, definição de híbrido: O termo híbrido designa um cruzamento genético entre duas espécies vegetais ou animais distintas.

Que eu saiba canário e pintassilgo são duas espécies diferentes, portanto geram um híbrido, pode-lhe chamar-lhe mestiço, travesso o que quiser, mas biologicamente é um híbrido.

Cumprimentos.
José Castro
***
Mensagens: 106
Registado: terça, 10/set/2013, 20:38

Re: Pintassilgo - ajuda na identificação do sexo (foto)

Errado ,completamente
José Castro
***
Mensagens: 106
Registado: terça, 10/set/2013, 20:38

Re: Pintassilgo - ajuda na identificação do sexo (foto)

Entre fauna é hibrido com ave doméstica e selvagem é outra é mestiço se nâo sabe fica a saber :wink:
Entre ave de fenótipo selvagem e canaria é mestiço travesso é no norte entre acalamentos selvagens é híbrido se me faço entender
Última edição por José Castro em sábado, 20/ago/2016, 23:45, editado 1 vez no total.
José Castro
***
Mensagens: 106
Registado: terça, 10/set/2013, 20:38

Re: Pintassilgo - ajuda na identificação do sexo (foto)

pra resumir entre femeas de cativeiro neste caso canária e ave de fenótipo selvagem (cativeiro)e selvagem é mestiço
Entre aves selvagens é híbrido portanto o que julgou e mal é possivél sim muito raro mas possivél

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”