manelcorreia22
Mensagens: 8
Registado: terça, 06/fev/2018, 01:41

Canários - casal junto todo o ano, há algum inconveniente?

boa noite
estou a pensar em comprar um casal de canários. a minha duvida é o seguinte: há algum inconveniente por eles estarem todo o ano juntos? se há possibilidade de haver guerras entre eles ou um deles ficar oprimido e deixar de comer, etc...
eu não percebo muito do assunto, por isso a minha questão!
obrigado e um abraço!
pintas1977
Site Admin
Mensagens: 772
Registado: quarta, 11/jul/2007, 23:03
Localização: Malveira/Mafra

Re: casal de canários juntos na gaiola todo o ano?

Boa noite

Existe sempre a possibilidade de conflitos ou desejo de acasalar principalmente na época de reprodução. O ideal é ter uma gaiola dupla que dê para fazer a separação por grade sempre que necessário.
Cumprimentos
Jaime Simões
manelcorreia22
Mensagens: 8
Registado: terça, 06/fev/2018, 01:41

Re: casal de canários juntos na gaiola todo o ano?

pintas1977 Escreveu:Boa noite

Existe sempre a possibilidade de conflitos ou desejo de acasalar principalmente na época de reprodução. O ideal é ter uma gaiola dupla que dê para fazer a separação por grade sempre que necessário.
mas esse tipo de conflitos pode levar a morte? ou um deles deixar de comer?

há tempos atrás tive um canário que viveu 15/16 anos. Uns 8 meses antes de morrer, ofereceram-me uma canária e meti na mesma gaiola que ele. poderá ter morrido por isso?
José Castro
***
Mensagens: 106
Registado: terça, 10/set/2013, 20:38

Re: casal de canários juntos na gaiola todo o ano?

manelcorreia22 Escreveu:
mas esse tipo de conflitos pode levar a morte? ou um deles deixar de comer?

há tempos atrás tive um canário que viveu 15/16 anos. Uns 8 meses antes de morrer, ofereceram-me uma canária e meti na mesma gaiola que ele. poderá ter morrido por isso?
Só deixará de comer talvez se só houver um comedouro para os dois com dois comedouros minimiza a disputa por comida
15 \16 anos já ultrapassa o tempo de vida dum canario que ronda os 13 normalmente poderá ter acontecido ponta de cio pois muitos anos sem ter companhia e de repente se coloca outro pássaro neste caso fêmea pode dar ponta de cio ,raro mas acontece
manelcorreia22
Mensagens: 8
Registado: terça, 06/fev/2018, 01:41

Re: Canários - casal junto todo o ano, há algum inconvenient

Sim! Tinha dois.
O que é ponta de cio?
manelcorreia22
Mensagens: 8
Registado: terça, 06/fev/2018, 01:41

Re: Canários - casal junto todo o ano, há algum inconvenient

Aliás, ele morreu 8/9 meses depois. Não sei se a canária tem algo a ver com a morte do mesmo, já para não falar da idade
José Castro
***
Mensagens: 106
Registado: terça, 10/set/2013, 20:38

Re: Canários - casal junto todo o ano, há algum inconvenient

manelcorreia22 Escreveu:Sim! Tinha dois.
O que é ponta de cio?
Quando um pássaro está muito tempo sem fêmea e de repente do nada se coloca uma pode acontecer que a fêmea esteja vazia e ele cheio quer galar mas nâo gala ela nâo deixa pode morrer por retraçâo raro mas acontece
Em fauna acontece bastante
manelcorreia22
Mensagens: 8
Registado: terça, 06/fev/2018, 01:41

Re: Canários - casal junto todo o ano, há algum inconvenient

estou a ver... mas eles já estavam a 8/9 meses juntos....
alais, com 15 anos ele já nem devia ter apetite sexual. o mais provável é ter morrido de idade
pintas1977
Site Admin
Mensagens: 772
Registado: quarta, 11/jul/2007, 23:03
Localização: Malveira/Mafra

Re: Canários - casal junto todo o ano, há algum inconvenient

manelcorreia22 Escreveu:estou a ver... mas eles já estavam a 8/9 meses juntos....
alais, com 15 anos ele já nem devia ter apetite sexual. o mais provável é ter morrido de idade
Sim Manel, sem duvida, com 15 Aninhos quase de certeza foi de velhice porque para chegar a essa idade teve de tratá-lo muito bem .......... :D

Mas em casos normais podem haver disputas de cio sim, mas raramente mortais e você notaria pelas brigas se algo tivesse mal. Mas normalmente nós criadores separamos os animais na epoca do cio ou acasalamo-los para criação. Dois machos juntos podem brigar no cio quase até á morte e um casal junto no cio terá sempre o desejo de procriar.

Normalmente só se juntam as aves em viveiros grandes na altura da muda da pena e repouso pois fora da epoca de cio são mais gregarios
Cumprimentos
Jaime Simões
manelcorreia22
Mensagens: 8
Registado: terça, 06/fev/2018, 01:41

Re: Canários - casal junto todo o ano, há algum inconvenient

pintas1977 Escreveu:
manelcorreia22 Escreveu:estou a ver... mas eles já estavam a 8/9 meses juntos....
alais, com 15 anos ele já nem devia ter apetite sexual. o mais provável é ter morrido de idade
Sim Manel, sem duvida, com 15 Aninhos quase de certeza foi de velhice porque para chegar a essa idade teve de tratá-lo muito bem .......... :D

Mas em casos normais podem haver disputas de cio sim, mas raramente mortais e você notaria pelas brigas se algo tivesse mal. Mas normalmente nós criadores separamos os animais na epoca do cio ou acasalamo-los para criação. Dois machos juntos podem brigar no cio quase até á morte e um casal junto no cio terá sempre o desejo de procriar.

Normalmente só se juntam as aves em viveiros grandes na altura da muda da pena e repouso pois fora da epoca de cio são mais gregarios
obrigado pela resposta! :D

e eu digo 15 anos para ter uma certeza! porque eu desconfio que tenham sido 16/17!
mas um casal no cio pode levar a morte de um deles?
hum nunca vi nenhuma briga, aliás, o canário nem lhe ligava muito. e aliás, depois de ela ter vindo, eles viveram juntos uns 8/9 meses.
ainda me recordo quando morreu.... de manhã fui a beira dele e pareceu-me meio murcho... mas pensei que seria normal por causa da idade... quando voltei a casa ele estava morto. veio para minha casa tinha eu 3 anos, morreu tinha eu 19 anos.

nos últimos tempos andava meio murcho, pensei que era da idade, agora também equaciono que podia estar doente. como pode ver neste post: http://forum.avespt.com/viewtopic.php?f=97&t=14050

Voltar para “CANÁRIOS”