Canary
****
Mensagens: 443
Registado: segunda, 17/dez/2007, 10:56
Localização: Astromil/Porto
Contacto: Sítio web

Rouxinol do Japão

Boa noite,

Numa gaiola de 70 cm será possivel 1 casal criar?

Sei que num viveiro o macho continua a cantar apesar de junto com a fêmea e numa gaiola das dimensões acima referidas (e junto com a fêmea) ?

Obrigado. Cumps,

Canary
João Marques

Visite:
http://jmcanary.skyrock.com/
tony
***
Mensagens: 126
Registado: sábado, 18/jul/2009, 14:10

Re: Rouxinol do Japão

Encontrei isto na net ,acho que dá pra tirar algumas conclusões ,espero ter dado uma ajuda nesta ave canora de grande pulmão .
Imagem
http://video.google.com/videosearch?hl=p...&resnum=8#
Bem deixa cá então deixar aqui algumas coisitas tb sobre esta ave .
Esta ave é palradora e da familia Timaliidae -Rouxinol do Japão -LEIOTHRIX LUTEA
cantosdepassarosdownload.blogspot.com/2008/11...
http://www.xeno-canto.org/europe/browse.php?query=or:8131.00&global_filter=0
Aqui podem ouvir um excerto de canto ,que é magnifico
No tempo do Escudo custava 2 contos e era abundante vê-los em vários aviários de Lisboa
É do Sudoeste asiático e já cria em Portugal (Sintra )
Tem as dimensôes aproximadamente de 15 centímetros
As fêmeas desta espécie têm frequentemente uma cor mais pálida .No entanto ,o canto é um método mais fiável de distinguir os machos das mesmas .Os machos cantam ,ao passo que as fêmeas chamam

1- CAracteristicas Sociais -----------------------------------------
Fora da época de gestação ,estas aves não causam quaisquer problemas na sua relação com outras aves da mesma ou outras espécies .Se outras aves (de menor porte )têm ovos e crias ,pode haver o perigode estes serem comidos ,mas nem sempre é assim .Frequentemente o Rouxinol do Japão é criado isoladamente numa gaiola em virtude do seu espectacular canto ,mas é preferivél para estas aves gregárias que sejam criadas em casal ou em pequenos grupos
2-Alojamento Adequado -------------------------------------------
Os Rouxinóis do Japão apreciam um habitat abrigado .Pode criá-los num viveiro ao ar livre ou em recinto fexado cheio de plantas ou numa gaiola espaçosa numa sala de estar .Deve haver plantas dentro da gaiola ou devem ser colocados painéis em diferentes nívéis .Uma gaiola com barras a toda a volta é menos adequada .uma vez que a ave não se sente segura no seu interior ..Gostam de voar e não são trepadoras .Por este motivo ,é preciso uma gaiola espaçosa e comprida .
3-Temperatura Ambiente --------------------------------------------
São muito resistentes que tb podem ser criadas num aviário ao ar livre nos meses de Inverno .Devem ter acesso a um abrigo nocturno com um bom isolamento
3-Alimentação -------------------------------------------------------
Pode proporcionar a estas populares aves de canto uma dieta á base de uma mistura universal granulado (o mesmo que um melro),com um suplemento de papa insectivora .Além disso estas aves têm nessecidade de alimento vivo ,tais como bicho da farinha (bichos trela )
De vez em quando também ingerem pequenas quantidades de frutos doces .
4-Actividades --------------------------------------------------------
O Rouxinol do Japão é uma ave extremamente activa que esvoaça por todo o espaço do viveiro a toda a velocidade ,portanto bastante rápidos .Gosta de se emboscar por entre a vegetação ,nas regiôes mais baixas do viveiro .Os machos têm uma linda voz de canto
Adoram tomar banho e devem ter essa possibilidade.Embora estas velozes aves possam dar a impressão de serem tímidas ou descuidadas ,não é esse o caso mais comum .Se tiver paciência podem tornar-se muito dóceis ,podendo a vir comer na sua mão . ;) :)
Imagem
5-Criação -----------------------------------------------------------
Normalmente ,o ninho é construido num arbusto denso (cinífera)ao qual se deve previamente prender a uma gaiola de ninho .Estas aves fazem o ninho a partir de fibras naturais ,esvas e raízes de plantas com o interior revestido com fibras de coco .Poêm uma média de três a quatro ovos que têm uma cor verde -clara com manchas acastanhadas .A fêmea choca os ovos aproximadamente num periodo de 12 dias ,apenas se encarregando dea alimentação das crias .As crias têm necessidade de quantidades considerávéis de alimentos vivos e raramente aceitam insectos secos ou congelados .Sobretudo ,devem ter acesso a uma grande variedade de alimentos á base de insectos ,entre eles Larvas de insectos ,vermes de Búfalo ,aranhas de viveiro ,moscardos e bicho da farinha (trelas)picado até que comam o tal granulado fortificante para melros .
As crias não sobrevivem se não tiverem insectos vivos em quantidade suficiente e se não tiverem uma alimentação variada .Os rouxinóis do Japão jovens adquirem a plumagem com cerca de 14 dias de vida .A partir daí ,são alimentados e tratados pelos progenitores durante mais umas 3 semanas ,de forma gradualmente mais espaçada até pra irem comemdo sozinhos como toda a ave de cativeiro .A coloração adulta só aparece quando as crias já tiverem completado 3 meses de vida .Frequentemente ,os machos já cantam com 2 meses de vida .As crias independentes podem permanecer no mesmo viveiro que os progenitores ,caso haja espaço e cobertura suficiente .Caso contrário ,é preferivél transferi-los para uma gaiola ou outro viveiro diferente .Um casal de criação em boas condições fisicas pode ter várias gestações por época (cerca de 5 )
Existe também uma variedade esbranquiçada de Rouxinóis do Japão ,embora raras .
Só porque se chamam rouxinóis do Japão ,não quer dizer que sejam oriundos desses país asiático ,apenas são aves do oriente .
Pronto espero ter ajudado nalguma informação sobre esta espécie e boas criações.

Este é um híbrido ou parece .
Imagem

Imagem
Escolha aves esguias ,pequenas com boas definições de cor (sangue puro ) e bastante activas ,que depois amansam
Felicidades e sorte :)
Cump
António
Canary
****
Mensagens: 443
Registado: segunda, 17/dez/2007, 10:56
Localização: Astromil/Porto
Contacto: Sítio web

Re: Rouxinol do Japão

Boas!

António, eu antes de abrir este tópico já vi muitos sites sobre rouxinois....aliás, tudo o que escreveste já tinha lido ou em algum site ou até mesmo numa resposta a outro tópico aqui no fórum.

Tens rouxinois? Eu pretendo é a experiencia de quem tem estas aves...Por exemplo: diz-se na maioria dos sites que estas aves só criam com alimento vivo. Neste fim de semana estive com um criador (apenas tem dois casais) mas que com alimento congelado conseguiu criar (insectos congelados).

As minhas perguntas mantém-se. 1.Gaiola de +/-70cm alguém já conseguiu criar? 2.O macho junto com a fêmea numa gaiola destas dimensões canta?

Cumps,

Canary
João Marques

Visite:
http://jmcanary.skyrock.com/
Canary
****
Mensagens: 443
Registado: segunda, 17/dez/2007, 10:56
Localização: Astromil/Porto
Contacto: Sítio web

Re: Rouxinol do Japão

Boas,

Em resposta a um e-mail que enviei a um criador da zona de Lisboa, este diz ser possível a criação: :)

"Quanto a fazerem criação numa gaiola com essas dimensões, é possível, mas terá que ter muito alimento vivo para depois poderem alimentar as crias."

Mas um criador com quem estive este fim de semana diz-me ser impossível. :cry:

Em relação ao canto:

"Pela minha experiência eles em gaiola juntos, cantam muito pouco ou mesmo nada" :cry:


Se tiverem outras experiências agradecia que aqui as referissem...(num blog que vi, o criador tem um casal num daqueles viveiros pequenos à venda em hiper-mercados: http://lopodelgadoexoticos.blogspot.com/) Tb já lhe enviei um e-mail a solicitar a sua experiência...


Cumps,

Canary
João Marques

Visite:
http://jmcanary.skyrock.com/
tony
***
Mensagens: 126
Registado: sábado, 18/jul/2009, 14:10

Re: Rouxinol do Japão

Canary Escreveu:Boas!

António, eu antes de abrir este tópico já vi muitos sites sobre rouxinois....aliás, tudo o que escreveste já tinha lido ou em algum site ou até mesmo numa resposta a outro tópico aqui no fórum.

Tens rouxinois? Eu pretendo é a experiencia de quem tem estas aves...Por exemplo: diz-se na maioria dos sites que estas aves só criam com alimento vivo. Neste fim de semana estive com um criador (apenas tem dois casais) mas que com alimento congelado conseguiu criar (insectos congelados).

As minhas perguntas mantém-se. 1.Gaiola de +/-70cm alguém já conseguiu criar? 2.O macho junto com a fêmea numa gaiola destas dimensões canta?

Cumps,

Canary
Bom dia ,não fui eu que escrevi isto ,mas sei quem foi que concordo com este tratamento concordo é claro que se pudessemos ver um viveiro de criação destas aves ao vivo poderíamos descubrir alguns segredos de criadores mas em Portugal se tivermos um ou dois já é reconfortante ,nem toda a gente cria disto e muitos morrem permaturamente .
Já tive um casal e um que o lugar dele éra um tabuleiro na sala portanto andava á solta lá dentro mas nunca acasalei e até hoje só conheci um criador disto .
Quanto a cantar tens pássaros que são descarados outros muito tímidos além de que esta ave é timida por natureza própria portanto cantar só com bons anos de gaiola ou então uma ave que goste mesmo de cantar ou compassada .
Se tiverem de acasalar até numa caixa de fosforos acasalam :D já vai da ave e seu comportamento as aves não são todas iguais depende da sorte e empenho das mesmas claro que o criador pode ter uma prestação muito importante ,mas em regra geral criar aves destas é sempre espaços maiores que até nos fringilidios .
A ideia é sempre tentar ajudar mesmo que não tenha experiência própria .afinal de contas todo o amante de aves tem livros de aves que relatam os modos de criar de cada um as letras sempre fizeram parte no ensino em geral depois conta o empenho de quem quer criar as bases tão lançadas se queremos inventar o que á muito tá inventado poderemos esbarrar num insucesso terrível
Cumpr
António
Canary
****
Mensagens: 443
Registado: segunda, 17/dez/2007, 10:56
Localização: Astromil/Porto
Contacto: Sítio web

Re: Rouxinol do Japão

Boas!

E como aprendemos tb pelas letras, aqui vai:

http://www.pekinrobin.ca/index_files/Page748.htm .....é pena as letras não estarem em português. Em português existe muito pouca informação.

Cumps,

Canary
João Marques

Visite:
http://jmcanary.skyrock.com/
tony
***
Mensagens: 126
Registado: sábado, 18/jul/2009, 14:10

Re: Rouxinol do Japão

Aqui podes pegar em todos os textos e traduzir pra Português fazendo copy e postando de seguida
http://translate.google.pt/#en|pt|
Boaventura teixeira
Mensagens: 1
Registado: sexta, 15/abr/2016, 10:51

Re: Rouxinol do Japão

ola boa noite,
sou novo neste forum, precisava de umas dicas para criação de rouxinol do Japão, iniciei este ano a tenta de reprodução, precisava de algumas dicas
se houver alguém por ai para me ajudar , agradecia
obrigado

Voltar para “Insectívoros”