pintas1977
Site Admin
Mensagens: 772
Registado: quarta, 11/jul/2007, 23:03
Localização: Malveira/Mafra

Distinção de Sexos em Pintassilgos

Boas a todos

Há muitas pessoas que têem dificuldade em distiguir o sexo nos Pintassilgos, porque dizem que é muito dificil dectectá-lo por pequenos pormenores.
Eu abro este tópico para desmistificar essa situação, informando com fotos que essa distinção é das mais fáceis de fazer. :idea:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Como vêem nestas ultimas 5 fotos o Vermelho do Macho ultrapassa sempre o olho enquanto o das fêmeas só chega a meio, o Preto na Nuca é sempre mais vivo no Macho.

Imagem

Esta foto é a mais esclarecedora de todas e até dá para identificar o sexo nos Novos. A dobra nas asas é acastanhada nas fêmeas e quase negra nos Machos. É assim que distingo os meus e até hoje ainda não falhei.

Na época do Cio distinguem-se também pelo canto dado que nessa altura os machos cantam intensamente e abanam o corpo.

Há outras formas de identificar, mas penso que estas são suficientes, no entanto este tópico está aberto para quem quiser por mais sugestões de distinção de sexo nestas aves. :arrow:

Este tópico servirá para reunir informações dispersas, adquirir novas informações e informar todos aqueles que precisem e tenham dificuldades neste aspecto.
Cumprimentos
Jaime Simões
cjdmc
***
Mensagens: 56
Registado: sexta, 13/abr/2007, 10:41

Bons dias.

Parabens pelas fotos, bem sei que são de outros foruns, mas junta aqui neste magnifico forum, para que se tenha cada vez menos dúvidas quando ao sexo destes passaros.

É óbvio que ao ver fotos é muito mais fácil identificar o sexo, quando eles andam dum lado para o outro na gaiola, é bem mais dificil. Ainda por cima existem fêmeas que cantam um pouco !!!!

Para quem gosta destas aves, as fotos são uma mais valia grande !!!!

Já deu para reparar que também tem um gosto especial por estas aves lindas.


Um abraço a todos.

Carlos Costa.
Miguel Isidoro
***
Mensagens: 247
Registado: quinta, 02/nov/2006, 16:21

Olá a todos,

Belas fotos de um belo macho e de uma bela fêmea.

"Eu abro este tópico para desmistificar essa situação, informando com fotos que essa distinção é das mais fáceis de fazer"

O problema é que as fotos mostram um macho e uma fêmea muito "tipados" (palavra que nem sei se existe :oops: mas que quer dizer que têm todas as caracteristicas tipicas expressas na sua plenitude)

Creio que, na prática, as coisas não são assim tão simples porque se encontram muitos pintassilgos que não exprimem esses elementos típicos na sua plenitude... Esse é o grande problema!

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Isidoro
pintas1977
Site Admin
Mensagens: 772
Registado: quarta, 11/jul/2007, 23:03
Localização: Malveira/Mafra

Miguel Isidoro Escreveu:O problema é que as fotos mostram um macho e uma fêmea muito "tipados" (palavra que nem sei se existe :oops: mas que quer dizer que têm todas as caracteristicas tipicas expressas na sua plenitude)

Creio que, na prática, as coisas não são assim tão simples porque se encontram muitos pintassilgos que não exprimem esses elementos típicos na sua plenitude... Esse é o grande problema!
Boas a todos

Miguel tem toda a razão no que diz, mas a caracteristica da cor na curvatura das asas distingue-se logo após a 1ª muda.
Talvez em cerca de 5% dos casos ainda restem duvidas, mas nesses casos penso que existão outros factores que permitam tirar as duvidas, tal como este que eu refiro na foto em anexo :

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

No entanto alguns ainda se conseguem disfarçar bem :lol: :lol: :lol:
Cumprimentos
Jaime Simões
Miguel Isidoro
***
Mensagens: 247
Registado: quinta, 02/nov/2006, 16:21

Olá a todos,

Pois é Jaime, alguns conseguem disfarçar bem...

A todos os elementos de distinção que forneceu ainda juntaria outro: o tamanho do bico, mais concretemente, o comprimento. Para alguns esse nem é um "verdadeiro" critério de distinção...
No meu caso é a maneira como os distingo antes de terem máscara e tem sido a mais fiavel até hoje.

Mesmo assim é pena não ser mais claro o dimorfismo.

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Isidoro
Última edição por Miguel Isidoro em sexta, 03/ago/2007, 23:02, editado 1 vez no total.
pintas1977
Site Admin
Mensagens: 772
Registado: quarta, 11/jul/2007, 23:03
Localização: Malveira/Mafra

Olá a todos

Miguel, eu não me chamo Samuel :lol: :lol: :lol: , mas sim Jaime.
Referiste também um factor importante ( o bico ) :wink: , quase me esquecia de referir isso. Pelos vistos este tópico vai ficar completissimo :D e irá ser um bom documento de consulta.

Mais alguém tem alguma caracteristica de diferenciação :?:
Cumprimentos
Jaime Simões
Miguel Isidoro
***
Mensagens: 247
Registado: quinta, 02/nov/2006, 16:21

Olá Jaime,

Já corrigi o meu lamentável erro :oops: :oops: :oops: , pelo qual peço desculpa

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Isidoro
Avatar do Utilizador
Sansoni7
****
Mensagens: 266
Registado: quinta, 11/out/2007, 11:58

Amigo Pintas1977
Tem alguma possibilidade de voltar a colocar as fotos do seu primeiro post deste tópico. É que eu sou novo nisto e tenho dois pintassilgos que ora me parecem machos ora me parecem fêmeas.
Muito obrigado pela ajuda.
pintas1977
Site Admin
Mensagens: 772
Registado: quarta, 11/jul/2007, 23:03
Localização: Malveira/Mafra

Olá

As fotos ainda estão no 1º post pelo que não percebo o pedido ???
Cumprimentos
Jaime Simões
Avatar do Utilizador
Sansoni7
****
Mensagens: 266
Registado: quinta, 11/out/2007, 11:58

Amigo
Num computador não via as fotos.
Neste onde estou neste momento vejo-as perfeitamente.
Desculpe o incómodo...coisas da informática ! :oops:
Armando Moreira
Site Admin
Mensagens: 1263
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Localização: Maia - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Pintassilgos macho e fêmea marcas.

:D Ola a Todos!

O dimorfismo sexual nos pintassilgos Carduelis carduelis, não esta marcado de uma maneira vincada em todos os indivíduos da espécie. Alguns essas marcas não estão definidas conforme os casos típicos aqui apresentados, daí ser complicado visualmente identificar e distinguir os sexos macho e fêmea.

No entanto reconhecer essas marcas pode ajudar a clarificar e distinguir machos de fêmeas.

A largura da mascara vermelha por baixo do bico é outra marca a ter em conta. Nas fêmeas a largura é mais estreita nos machos é mais larga.

Imagem

Cordiais cumprimentos a todos, :)
Avatar do Utilizador
Sansoni7
****
Mensagens: 266
Registado: quinta, 11/out/2007, 11:58

Vistas as imagens, estou mais esclarecido.
Também concordo, que a distinção não é tarefa fácil, principalmente porque as aves, quando observadas, deslocam-se de um lado para o outro, mas...já tirei as minhas conclusões.
vamos lá a ver se são as correctas.
gamboa
Mensagens: 32
Registado: quinta, 31/jan/2008, 17:29
Localização: Coimbra

Re: Distinção de Sexos em Pintassilgos

Quem me ajuda a sexar estes pintassilgos?
Anexos
1
1
003.jpg (15.92 KiB) Visto 43202 vezes
2
2
002.jpg (11.85 KiB) Visto 43202 vezes
3
3
001.jpg (14.25 KiB) Visto 43202 vezes
Akosta
Mensagens: 32
Registado: quinta, 18/out/2007, 23:55
Localização: Macedo de Cavaleiros
Contacto: Sítio web

Re: Distinção de Sexos em Pintassilgos

3 Machos.
...Não acrescentes dias á tua vida, mas vida aos teus dias... Be Yourself, Be Happy! :D
gamboa
Mensagens: 32
Registado: quinta, 31/jan/2008, 17:29
Localização: Coimbra

Re: Distinção de Sexos em Pintassilgos

Vejam se nestas se vê melhor
São 3 pintassilgos diferentes
Anexos
1
1
2
2
3
3

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”